• Carregando...
Manifestantes protestam contra a colocação das forças armadas da Coreia do Norte em prontidão para o combate, em resposta aos exercícios militares anuais realizados por EUA e Coreia do Sul | Lee Sang-hak / Reuters
Manifestantes protestam contra a colocação das forças armadas da Coreia do Norte em prontidão para o combate, em resposta aos exercícios militares anuais realizados por EUA e Coreia do Sul| Foto: Lee Sang-hak / Reuters

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (9) que colocou suas tropas de 1,2 milhões de homens em estado de alerta após o primeiro dia de manobras conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na região.

O país comunista considera o ato como um prenúncio de uma invasão de seu território.

Pyongyang ameaçou ainda com uma guerra e disse que está "pronta para o combate", caso o satélite que pretende lançar em breve seja interceptado, apesar das advertências de Washington e Seul, que temem que o disparo envolva na realidade um novo teste de míssil de longo alcance.

"Disparar contra nosso satélite, destinado a fins pacíficos, significará uma guerra", disse um porta-voz do Estado-Maior do Exército Popular da Coreia, em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

O regime norte-coreano já havia advertido na semana passada que não poderia garantir a segurança dos voos sul-coreanos sobre seu espaço aéreo por causa dos exercícios militares na Coreia do Sul.

Como medida de represália pelas manobras, Pyongyang impediu a entrada de mais de 700 sul-coreanos em um complexo industrial na cidade de fronteira norte-coreana de Kaesong, símbolo da associação entre os dois países.

EUA

As manobras americanas e sul-coreanas começaram nesta segunda-feria e devem prosseguir até 20 de março.

"O objetivo essencial é assegurar que o comando esteja preparado para qualquer acontecimento em caso de necessidade", afirmou em um comunicado o general americano Walter Sharp, comandante das forças combinadas EUA-Coreia do Sul.

Os exercícios militares contam com a participação de 26.000 militares americanos e mais de 30.000 sul-coreanos.

O anúncio norte-coreano acontece em um momento de tensão crescente entre as duas Coreias desde que o Norte anunciou, no fim de janeiro, o cancelamento de todos os acordos políticos e militares com o Sul.

Todas as comunicações militares entre os dois países foram cortadas, segundo uma fonte militar norte-coreana.

No sábado, em Seul, o novo emissário americano para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, afirmou que Washington deseja dialogar com Pyongyang, ao mesmo tempo que pediu ao Norte para renunciar ao lançamento do "foguete".

O Comitê Espacial Nacional da Coreia do Norte anunciou em 24 de fevereiro intensos preparativos "para o lançamento de um foguete Unha-2, destinado a colocar em órbita um satélite de comunicações Kwangmyongsong-2".

Seul e Washington temem que um lançamento deste tipo seja um pretexto para testar um míssil Taepodong-2, que em tese poderia alcançar o Alasca.

100%

O dirigente comunista norte-coreano Kim Jong-Il foi eleito por unanimidade para o Parlamento no domingo, anunciou nesta segunda-feira (9) a imprensa oficial, em uma votação sem surpresas.

Kim Jong-Il, 67 anos, que já concentra todos os poderes do país, foi eleito na circunscrição militar nº 333, número da sorte na Coreia, segundo imprensa oficial, que informou uma taxa de participação de 100%.

Os norte-coreanos votaram no domingo para eleger uma nova Assembleia Popular Suprema, uma simples formalidade em um país dominado pelo partido único do "querido dirigente" Kim Jong-Il.

O resultado não foi um mistério, já que os candidatos - um por circunscrição - foram designados pelo governo ou pelo partido único dos Trabalhadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]