A Coreia do Norte afirmou nesta sexta-feira (horário local) estar na fase final de enriquecimento de urânio, um processo que poderia dar ao país um segundo caminho na produção de uma arma nuclear.

CARREGANDO :)

Os Estados Unidos há muito tempo suspeitam que o país tem um programa secreto de enriquecimento de urânio para a produção de armas nucleares, embora especialistas dizem que os norte-coreanos não desenvolveram nada perto de um programa de enriquecimento em escala completa.

O Norte já testou dois dispositivos nucleares baseados em plutônio. O exercício de maio resultou no aumento das sanções internacionais contra o país.

Publicidade

"Os testes de enriquecimento de urânio têm sido realizados com sucesso e o processo está em sua fase conclusiva", informou a agência de notícias oficial KCNA, citando uma carta enviada ao chefe do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Coreia do Norte disse que os passos mais recentes foram uma resposta à intensificação das sanções internacionais.

"Estamos preparados tanto para sanções como para o diálogo. Se alguns membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU desejarem impor sanções antes do diálogo, responderemos com o aumento da capacidade nuclear antes de nos encontrarmos para um diálogo".

As últimas declarações, feitas após um mês de gestos conciliatórios do Norte, elevam mais uma vez a tensão com outros países, que exigem que Pyongyang ponha um fim em seu programa de armas nucleares.

Veja também
  • Coreias retomam tráfego e projeto de complexo industrial
  • Coreias anunciam retomada do trânsito na fronteira
  • Coreias anunciam acordo sobre reunificação de famílias
Publicidade