• Carregando...

A Coréia do Norte lançou nesta quarta-feira (horário local) três mísseis, um deles de longo alcance que falhou, segundo uma fonte da Reuters e a rede de tevê japonesa NHK.

A NHK informou que um primeiro míssil caiu no Mar do Japão a cerca de 600 quilômetros do território japonês. A rede informou logo depois, citando o Ministério da Defesa japonês, que a Coréia do Norte havia lançado um segundo míssil.

Segundo uma fonte disse à Reuters, um terceiro míssil, de longo alcance, foi lançado, mas falhou. Ele seria do tipo Taepodong-2.

O presidente dos EUA, George W. Bush, e o premier japonês, Junichiro Koizumi, alertaram a Coréia do Norte sobre testes com mísseis de longo alcance.

Na semana passada, Bush repetiu ameaças feitas pelos EUA sobre uma resposta rigorosa à Coréia do Norte se o país levasse adiante seus planos de lançamento.

A Coréia do Sul também já fez advertências.

Especialistas afirmam que a Coréia do Norte está desenvolvendo mísseis de longo alcance para um dia ser capaz de transportar uma bomba nuclear, mas que Pyongyang está a anos de possuir esse sistema de armas.

A primeira vez que a Coréia do Norte testou o lançamento de um míssil de longo alcance, em 1998 sobre o Japão, agitou os mercados financeiros e levantou temores entre os japoneses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]