• Carregando...
Sul-coreanos fizeram lançamento bem sucedido do foguete Naro, na última quarta-feira | Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia/Reuters
Sul-coreanos fizeram lançamento bem sucedido do foguete Naro, na última quarta-feira| Foto: Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia/Reuters

23 anos de pesquisas foram necessários para que os sul-coreanos fossem bem sucedidos em lançar foguetes de fabricação própria. A agência espacial sul-coreana (KARI), criada em 1989, teve auxílio dos EUA para adquirir tecnologia balística. O programa espacial "Naro", entretanto, nasceu somente em 2002, com o apoio da Rúsia.

A Coreia do Sul lançou com sucesso o foguete Naro, desenvolvido parcialmente com tecnologia local, algo que após duas tentativas fracassadas em 2009 e 2010, coloca o país no reduzido grupo das potências espaciais. A terceira tentativa em quatro anos ocorreu na quarta-feira passada, na ilha de Naro, a cerca de 480 quilômetros de Seul. Uma hora depois do lançamento, os responsáveis confirmaram que o satélite estava na órbita devida e o ministro sul-coreano de Ciência e Tecnologia qualificou a operação como êxito.

Trata-se da primeira vez em que a Coreia do Sul, quarta economia da Ásia, conseguiu colocar em órbita um satélite desde seu território, um façanha que ficou parcialmente apagada pelo fato de que a Coreia do Norte, conseguiu tal feito antes em 12 de dezembro do ano passado.

Por sua parte, a Coreia do Sul já tinha enviado até hoje ao espaço cerca de 10 satélites usando tecnologia estrangeira.

Em qualquer caso, e embora seja depois de sua rival Coreia do Norte, o último lançamento transforma a Coreia do Sul no 13.º país que consegue colocar em órbita um satélite com um foguete de fabricação própria. Isto permite que o país encurte as distâncias com outros vizinhos asiáticos como o Japão, China e a Índia.

Histórico

Lançamento é resultado de uma longa trajetória

EFE

Em mensagem divulgada por seu porta-voz, o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, afirmou que o êxito da missão do Naro representa o primeiro passo rumo à abertura de "uma era de ciência espacial". Esse caminho, no entanto, esteve cheio de dificuldades, com dois fracassos em 2009 e 2010.

A agência espacial sul-coreana (KARI), criada em 1989, começou a dar seus primeiros passos na fabricação de foguetes na década de 1990, baseando-se na tecnologia balística que tinha adquirido dos EUA no meio da tensão com o regime comunista da Coreia do Norte. Mas o programa sul-coreano Naro só nasceu em 2002 com o apoio da Rússia, um país com um êxito de 93,6% nos 3.100 lançamentos que realizou de 1950 a 2011.

O respaldo russo ficou plasmado na primeira fase do foguete, cuja parte inferior se construiu no centro de produção e pesquisa espacial Khrunichev da Rússia em virtude de um acordo assinado em 2004.

No entanto, Seul procura desenvolver totalmente seus próprios veículos espaciais, e para isso já trabalha na construção de um motor propulsor de dez toneladas que espera concluir para 2016. A Coreia do Sul quer desenvolver nos próximos anos um foguete totalmente fabricado no país portador de um satélite de 1,5 toneladas, que qur lançar ao espaço em 2018 ou 2019.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]