• Carregando...

Seul - Coreia do Norte e Coreia do Sul iniciarão diálogo militar no próximo dia 8, anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano, em um passo importante para reduzir a recente tensão na península coreana.

O encontro de 8 de fevereiro deve estabelecer o calendário, a pauta e o local para uma reunião de alto nível, provavelmente en­­tre os ministros da Defesa dos dois países.

Nos últimos meses, a tensão na península coreana tem au­­mentado. Os dois principais incidentes foram o naufrágio do na­­vio de guerra sul-coreano Cheo­­nan, em março de 2010, que deixou 46 tripulantes mortos, e o ataque de artilharia norte-coreana, em novembro, à ilha de Yeon­­pyeong, que deixou quatro mortos. Seul já disse que é "absolutamente necessário" manter um diálogo separado sobre a desnuclearização.

Tentativas

No início de janeiro, o regime de Kim Jong-il propôs um diálogo incondicional à Coreia do Sul para resolver a crise, mas Seul acolheu a proposta com frieza e pediu como condição um compromisso sério e responsável de Pyongyang.

Desde então, contudo, os dois países caminham para a redução na tensão regional. As duas Co­­reias restabeleceram a linha telefônica direta entre seus escritórios da Cruz Vermelha na área desmilitarizada de Panmunjom, que estava suspensa desde maio de 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]