Equipes de saúde usam roupas de proteção para conter a propagação de um vírus letal surgido em Wuhan, China, ao lado de policiais em Tengzou, 27 de janeiro de 2020| Foto: AFP
Ouça este conteúdo

É possível que pessoas infectadas pelo novo tipo de coronavírus descoberto na China não apresentem sintomas - uma indicação de que pacientes podem transmitir a doença sem saber que estão infectados, o que pode dificultar a contenção do surto.

CARREGANDO :)

A conclusão é de um estudo publicado nesta segunda-feira (27) no periódico científico The Lancet por pesquisadores chineses. Os autores analisaram uma família de sete pessoas que foram a um hospital de Shenzen, China, com pneumonia. Um membro da família, um menino de dez anos, estava infectado pelo coronavírus mas não apresentava sintomas clínicos.

O vírus 2019-nCoV - como é chamado o novo tipo de coronavírus - foi identificado em cinco membros da família que tinham recentemente visitado Wuhan, a cidade chinesa onde surgiu o novo vírus. Apenas uma criança, que usou máscaras enquanto estavam em Wuhan, não estava infectada. O menino de dez anos que não tinha sintomas havia sido testado por precaução.

Publicidade

Até então, as autoridades de saúde afirmavam que as pessoas infectadas pelo vírus tinham sintomas de tosse e febre. O surgimento de um caso assintomático causa preocupação, enquanto as autoridades tentam controlar a propagação do coronavírus com medidas que incluem monitoramento em aeroportos e fronteiras. "Esses casos crípticos [escondidos] de pneumonia atípica podem servir como uma possível fonte para propagar a epidemia", alertam os autores do estudo.

"Como a infecção assintomática parece possível, o controle da epidemia também dependerá do isolamento dos pacientes, do rastreamento e da quarentena dos contatos o mais cedo possível, educando o público sobre higiene pessoal e de alimentos e garantindo que os profissionais de saúde cumpram as normas de controle de infecção", disse o pesquisador Kwok-Yung Yuen, do Hospital Shenzhen em Hong Kong, coordenador da pesquisa.

Os autores afirmam que casos assintomáticos de SARS também foram registrados durante o surto em 2004, embora fossem raros.

Aumenta número de mortes

Cerca de 5 milhões de moradores deixaram Wuhan antes de o governo limitar a entrada e saída de pessoas da cidade devido à epidemia do novo coronavírus, na semana passada. Além de fugir do foco do surto, essas pessoas também viajaram por causa do feriado de ano-novo lunar na China, que foi ampliado até domingo (2) para que os chineses evitem, ou ao menos adiem, viagens de retorno para casa.

Em toda a China, as autoridades de saúde do país confirmaram na noite desta segunda-feira 106 mortos e mais de 4.200 casos de infecção pelo novo vírus. Até ontem, o número de mortos era de 82 e o de infecções era de 2.887. Embora o crescimento seja grande, o número de pessoas afetadas é relativamente pequeno em relação aos 11 milhões de habitantes de Wuhan - onde o maior número de mortes foi registrado.

Publicidade

Uma pessoa morreu em Pequim pelo coronavírus, autoridades chinesas informaram nesta segunda-feira. É o primeiro caso de morte relacionada ao vírus na capital chinesa. O paciente era um homem de 50 anos que viajou a Wuhan em 8 de janeiro e teve febre uma semana depois, ao retornar a Pequim. Ele procurou assistência médica em 21 de janeiro e os médicos diagnosticaram a infecção pelo coronavírus no dia seguinte. O paciente morreu de falência respiratória.

A Alemanha confirmou, também nesta segunda-feira, o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em seu território. É o segundo país da Europa a registrar casos do vírus; o primeiro foi a França, que confirmou três casos na semana passada.

Mais de 30 mil pessoas que tiveram contato com pacientes infectados estão em observação na China, segundo o governo. Também há registros da doença nos Estados Unidos (5 casos), no Canadá (1), na Austrália (4), na Europa (3), em Hong Kong (8), Macau (6) e em diversos países asiáticos (27).

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos aumentou o nível de precaução de viagens para a China nesta segunda-feira para o mais alto de três níveis: "alerta".

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]