• Carregando...

O corpo de Abu Musab al-Zarqawi, líder da Al-Qaeda no Iraque morto durante bombardeio das forças americanas, foi finalmente enterrado em Bagdá, revelou neste domingo o conselheiro de Segurança Nacional iraquiano, Muaef al Rubei.

Segundo ele, Al Zarqawi foi enterrado "de acordo com os rituais islâmicos", mas se negou a revelar o lugar exato de sua sepultura e o dia do enterro.

A tradição islâmica manda que um cadáver seja banhado, enrolado em uma manta branca sem costuras, enterrado sem caixão e voltado para a Meca, tudo isso depois de recitadas uma série de orações específicas.

Rubei afirmou ainda que o enterro foi realizado "depois de um acordo entre as autoridades iraquianas e as forças multinacionais no Iraque".

Al Zarqawi foi morto no dia 7 de junho em bombardeio aéreo na província de Diyala, noroeste de Bagdá, junto com vários de seus seguidores mais próximos. O destino do corpo de Zarqawi era, até agora, um mistério.

Na última sexta-feira o líder máximo da Al Qaeda, Osama Bin Laden, em gravação, exigira que o presidente americano, George W. Bush, entregasse o corpo à família e pediu ao rei Abdullah, da Jordânia, que permitisse a celebração de um funeral em sua cidade natal, Zarqa.

"Você (rei Abdullah) não deixou que Abu Musab retornasse vivo a seu país. O que assusta você depois da morte de Zarqawi é que seu funeral será grande e mostrará o grau de simpatia dos muçulmanos pelos mujahideen", disse a gravação.

Um porta-voz das forças militares dos EUA não fez comentários sobre o enterro, afirmando apenas que o corpo de Zarqawi fora entregue ao governo iraquiano e qualquer comentário seria feito por ele. O porta-voz também não quis informar quando o enterro ocorreu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]