• Carregando...
O poeta Pablo Neruda (esq.) com Moniz Bandeira, em 1956 | wikipedia.org
O poeta Pablo Neruda (esq.) com Moniz Bandeira, em 1956| Foto: wikipedia.org

O corpo do poeta Pablo Neruda será exumado no próximo dia 8 de abril, no Chile, para esclarecer as causas de sua morte em uma investigação que contará com a participação de 13 especialistas.

O juiz da causa, Mario Carroza, confirmou ontem que a exumação ocorrerá para saber as causa de sua morte, se foi realmente câncer, como se achava até agora, ou se Neruda foi envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

"É uma medida que o tribunal toma com muita seriedade e muito respeito. Acho que é transcendental", declarou aos jornalistas o juiz Carroza, que disse que "está confiante que a causa de morte de Neruda será esclarecida".

O diretor do Serviço Médico Legal (SML), Patricio Bustos, explicou que a perícia vai analisar se existem substâncias tóxicas nos restos mortais do poeta.

A investigação judicial foi aberta em meados de 2011 por causa de uma queixa apresentada pelo Partido Comunista (PC), do qual Neruda fazia parte, depois que seu antigo motorista, Manuel Araya, denunciou que o poeta foi assassinado com uma injeção letal por ordem da ditadura.

Neruda, vencedor do Nobel de Literatura de 1971, morreu no dia 23 de setembro de 1973, 12 dias depois do golpe de Estado de Pinochet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]