• Carregando...
Rafael Correa no dia da Assembleia Nacional do Equador | REUTERS/Stringer
Rafael Correa no dia da Assembleia Nacional do Equador| Foto: REUTERS/Stringer

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou neste sábado (24) que solicitará aos constituintes governistas da Assembleia Nacional, que representam a maioria do Legislativo, uma emenda na Constituição para estabelecer a reeleição indefinida em todos os cargos de eleição popular.

No relatório à nação por ocasião do primeiro ano de seu 3º mandato, Correa lembrou que o movimento governista, Aliança País (AP), resolveu em sua convenção do último dia 1º de maio pedir ao bloco de constituintes da assembleia essa emenda para permitir a reeleição presidencial.

Correa, no poder desde 2007, afirmou que sua decisão pessoal sobre uma nova candidatura presidencial será tomada "em função do que decida" o Aliança País e "das condições prévias à eleição de 2017".

Após ganhar nas urnas seu 3º mandato, Correa assegurou que se retiraria da vida política, mas os resultados das eleições locais de fevereiro deste ano, nas quais seu movimento político perdeu grandes redutos, como a capital Quito, o fizeram reconsiderar sua decisão.

"Meu cargo sempre estará à disposição do povo equatoriano. Acredito no poder do amor, não no amor ao poder. Espero passar pelo poder mas, sobretudo, que o poder passe por mim", disse hoje ao assegurar que tem clara a "responsabilidade de impedir a restauração conservadora".

"Entendo bem que minha vida já não é minha, é de meu povo e da minha pátria e estarei onde me exija o momento histórico", comentou perante centenas de convidados na Assembleia Nacional ao comemorar o primeiro ano de seu terceiro mandato.

"Não podemos permitir que as oligarquias brancas, mestiças ou indígenas, perdedoras nas urnas, com base em seu poder midiático, econômico e supostos direitos ancestrais, pretendam impor-se às grandes maiorias", conclui Correa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]