• Carregando...

A Costa Rica foi escolhida nesta terça-feira para ocupar o assento rotativo do Conselho de Segurança da ONU, depois de conseguir mais apoio a seu favor do que a República Dominicana na votação realizada na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

A Costa Rica obteve 179 votos a favor na terceira rodada de votação secreta, superando a República Dominicana, que teve apenas um voto. O país caribenho retirou sua candidatura após as duas primeiras rodadas, que não haviam definido um vencedor.

"Decidimos ceder o voto para evitar uma longa e tediosa campanha como no ano passado", disse à imprensa o representante da Costa Rica, Hans Danenberg Castellano, atual embaixador de seu país na Índia.

Em 2006, o assento rotativo para a América Latina foi objeto de uma longa disputa entre Venezuela e Guatemala, que após intermináveis votações decidiram pela eleição de um terceiro candidato de consenso, o Panamá.

Para ser escolhido, o país deve receber dois terços dos votos dos Estados-membros presentes e votantes. A Assembléia Geral conta com 192 Estados-membros.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com direito de veto: Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha.

Atualmente, os outros membros rotativos são África do Sul, Bélgica, Indonésia e Itália. A cada ano são escolhidos cinco membros não-permanentes, que cumprem mandatos de dois anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]