• Carregando...
Vacinação contra a Covid-19 em San José, capital da Costa Rica
Vacinação contra a Covid-19 em San José, capital da Costa Rica| Foto: EFE/Jeffrey Arguedas

As autoridades da saúde da Costa Rica estabeleceram nesta sexta-feira (5) a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para os menores de 18 anos.

A Comissão Nacional de Vacinação e Epidemiologia (CNVE) informou que tomou esta decisão com base na Lei Geral de Saúde, no Código da Infância e da Adolescência, e “para a proteção do princípio do interesse superior da criança e do adolescente” e porque esta vacina já faz parte do esquema oficial de vacinação do país.

A CNVE explicou que as vacinas incluídas no programa de vacinação básica da Costa Rica são obrigatórias para menores, incluindo as vacinas contra a catapora, a poliomielite, o vírus do papiloma humano e, mais recentemente, as doses contra a Covid-19.

“A Costa Rica é um país que tem se caracterizado pela procura do mais alto grau de bem-estar das crianças, e a saúde é um pilar muito importante neste objetivo. O esquema básico de vacinação nos permitiu manter afastadas muitas doenças e vírus”, disse o ministro da Saúde, Daniel Salas.

Segundo informações do Fundo de Segurança Social da Costa Rica, em 2 de novembro, 73% da população entre 12 e 19 anos de idade tinham recebido pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19.

Para crianças com menos de 12 anos de idade, a vacinação terá início em março. O governo já assinou um contrato com a farmacêutica Pfizer para a compra das doses. A CNVE informou também que a população entre 15 e 17 anos de idade pode receber a vacina sem necessidade de ser acompanhada por um adulto.

Os números oficiais da Costa Rica indicam que em 2 de novembro, 87,8% da população-alvo (acima dos 12 anos de idade) e 72,7% da população total do país já tinham recebido pelo menos uma dose de vacina, e 65,5% da população-alvo e 54,2% da população total já receberam as duas doses do ciclo vacinal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]