• Carregando...

São Paulo - Uma pesquisa publicada ontem mostra o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, à frente do candidato republicano John McCain nos importantes estados de Ohio e da Pensilvânia. Os dois aparecem empatados na disputa pela Flórida.

De acordo com a pesquisa conduzida pelo instituto da Universidade Qunnipiac, Obama lidera com 51% das intenções de voto em Ohio, enquanto McCain está com 42%. Na Pensilvânia, Obama tem 53% das intenções de voto e McCain, 41%, enquanto na Flórida o democrata está com 47% e seu rival republicano com 45%, o que indica um empate técnico.

A pesquisa diária do Gallup mostra que Obama mantém a liderança sobre McCain entre os eleitores potenciais, e também entre os eleitores registrados. A pesquisa indica, no entanto, que a diferença entre os dois candidatos caiu um pouco nos últimos dois dias.

Nenhum candidato presidencial desde John F. Kennedy em 1960 venceu qualquer eleição nos EUA sem conquistar dois dos três estados – Pensilvânia, Ohio e Flórida. O ex-presidente Bill Clinton foi o único a vencer as eleições nos três estados, na sua reeleição de 1996, na qual obteve 379 votos no Colégio Eleitoral e uma vitória esmagadora sobre seu rival republicano, o senador Bob Dole.

O pesquisador da Qunnipiac, Peter Brown, citou a baixa aprovação do governo do presidente dos EUA, George W. Bush, como um motivo para os números em queda de McCain. Em Ohio e na Pensilvânia, o presidente Bush tem uma aprovação de apenas 23% da população. Já na Flórida, a aprovação a Bush é de 27% da população.

A pesquisa entrevistou 1.425 eleitores em Ohio, 1.364 na Pensilvânia e 1.435 na Flórida.

Na Flórida, a disputa entrou na margem de erro nas intenções de voto. Já que na última sondagem Qunnipiac de 23 de outubro, Obama liderava com 49% a 44%. Mas Obama indica ter uma liderança consistente em Ohio, onde na sondagem de 23 de outubro tinha 52% das intenções de voto, contra 38% de McCain, e na Pensilvânia, onde liderava com 53% e McCain tinha 40%.

Se Obama conquistar a maioria dos votos dos brancos no país inteiro, será o primeiro democrata a conseguir isso desde 1964.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]