Sepulturas abertas em cemitério de Soma para vítimas do acidente, a maioria morta intoxicada com monóxido de carbono| Foto: Yasin Akgul/Reuters

Lista

Os piores desastres da história ocorridos em minas:

1. Honkeiko Colliery, China (1942): 1.549 mortos

2. Courrieres, França (1906): 1.100 mortos

3. Omuta, Japão (1963): 447 mortos

4. Senghenydd, País de Gales (1913): 438 mortos

5. Coalbrook, África do Sul (1960): 437 mortos

6. Wankie, Rodésia (1972): 427 mortos

7. Dhanbad, Índia (1965): 375 mortos

8. Chasnala, Índia (1975): 372 mortos

9a. Barnsley, Inglaterra (1866): 361 mortos

9b. Monongah, EUA (1907): 361 mortos

10. Soma, Turquia (2014): 274 mortos

Fonte: The Guardian.

CARREGANDO :)
Equipes de resgate trabalham no local da explosão
CARREGANDO :)

O número de trabalhadores mortos na explosão seguida de incêndio ocorrida na terça-feira em uma mina de carvão na cidade turca de Soma continuou a subir ontem e tornou-se o mais mortífero acidente do gênero na história da Turquia.

Até o fechamento desta edição, 274 corpos haviam sido retirados do interior da mina, segundo boletim divulgado pelo ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz.

Publicidade

A tristeza e a revolta com a tragédia resultaram em um protesto, ontem, em Soma. Jovens saíram às ruas da cidade, situada a cerca de 250 km de Istambul, e seguiram em passeata até um diretório do partido do governo. Houve confronto com a polícia, que usou canhões da água e bombas de gás lacrimogêneo para dispensar os manifestantes.

Também ontem, o primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Recep Erdogan, visitou a cidade e prometeu uma investigação completa do caso. Ele declarou três dias de luto nacional pelos mortos e cancelou uma viagem à Albânia para visitar Soma.

Muitos na multidão, a maior parte parentes das vítimas, expressaram seu desagravo contra o chefe de governo, jogando pedras contra sua comitiva e chamando-o de "assassino" e "ladrão".

O premiê tentou minimizar a manifestação, dizendo que alguns grupos querem se aproveitar politicamente da tragédia. "Eu gostaria de reiterar que para manter a paz e a unidade da nossa nação é muito, muito importante, que não prestemos atenção neles", disse Erdogan.

O ministro da Energia, Taner Yildiz, declarou que a maioria dos trabalhadores morreu por intoxicação, causada pela ingestão de monóxido de carbono. Ele informou ainda que 787 pessoas estavam dentro da mina de carvão no momento da explosão.

Publicidade

Segundo a Soma Holding, empresa que explora a mina, quase 450 mineiros foram socorridos até o momento. Ainda não se sabe, porém, se mais pessoas ainda estão no subsolo.