• Carregando...

Houston (AE) – A Grande Mancha Vermelha, uma tempestade que perdura na atmosfera de Júpiter (foto) há mais 300 anos, foi observada por astrônomos na Terra, pela primeira vez, por volta de 1660. A mancha é o maior fenômeno atmosférico do Sistema Solar: tem área suficiente para engolir mais de dois planetas do tamanho da Terra. E agora não está mais sozinha. A nova grande tempestade, batizada de Oval BA, tem cerca de metade do tamanho da Grande Mancha e é praticamente da mesma cor. Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), a nova mancha surgiu em 2000, quando três blocos menores colidiram e se fundiram. No início ela era branca, passou a marrom em dezembro de 2005 e, em fevereiro, ficou vermelha, como a "irmã mais velha".

Ninguém sabe por que a Grande Mancha é vermelha. Uma especulação é que ela arrasta material das profundezas da atmosfera para o alto, onde alguma reação, envolvendo os raios do Sol, produz a cor marcante. Se for esse o caso, a força da tempestade deve ser tremenda: ela se ergue 8 quilômetros acima das nuvens mais próximas.

O destino de Oval BA é incerto: ela poderá perdurar por séculos, como a irmã maior, dissipar-se ou ser engolida por uma outra tormenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]