• Carregando...

Cientistas húngaros disseram nesta terça-feira ter descoberto um grupo bem preservado de árvores cipestres de pântano, de 8 milhões de anos, que pode fornecer pistas sobre o clima dos tempos pré-históricos. Em vez de petrificarem (transformando-se em pedra), a madeira das 16 árvores Taxodium foi preservada em uma mina de carvão, permitindo a cientistas estudarem amostras como se elas fossem pedaços cortados de uma árvore viva.

- A importância do achado é que muito árvores foram preservadas em suas posições originais em um único lugar - disse Alfred Dulai, geólogo no Museu de História Natural Húngaro. - Mas a verdadeira raridade sobre estas árvores é que suas madeiras originais foram preservadas elas não viraram pedra.

As árvores, que medem de 4 a 6 metros de altura e de 1,5 a 3 metros de diâmetro, foram encontradas quando mineiros começavam a remover uma grande camada de areia em uma mina no vilarejo de Bukkabrany, no nordeste do país, para alcançar depósitos de linhita.

As árvores datam do fim do período Mioceno da era terciária, quando a área, onde é a Hungria hoje, era um lago de água doce cercado por pântanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]