A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, devem ter um encontro bilateral neste sábado (11) no Panamá, onde participam da Cúpula das Américas.

CARREGANDO :)

Dilma deve ter ainda encontros bilaterais com os presidentes do México, Colômbia e Haiti -a retirada de tropas brasileiras deste último deve estar na pauta da reunião. Haverá também uma agenda com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Com a participação de Cuba, o encontro deve resultar em declaração conjunta dos países em defesa do fortalecimento da democracia, de eleições justas e periódicas, da liberdade de imprensa e do direito à privacidade.

Publicidade

“É um tema caro ao Brasil e está no texto que foi negociado”, disse nesta terça-feira (7) o diplomata Paulino Franco de Carvalho Neto, diretor do departamento de EUA, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty.

Eua e Venezuela

Entre os signatários, estarão países como os Estados Unidos, alvo de críticas após denúncias de espionagem, e a Venezuela, questionada por supostas torturas em prisões e violação de direitos humanos. O ministro Paulino minimizou possível impacto de atrito entre os dois países na realização do evento.

Os EUA são autor de decreto que declarou a Venezuela “ameaça incomum e extraordinária” e impôs sanções a autoridades do país. “Entendo que o caminho bilateral seja o mais apropriado [para sanar divergências]. Pode-se esperar inclusive encontro entre os presidentes Maduro e Obama”, afirmou o diplomata.

Durante a cúpula, está previsto encontro entre o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

O tema central desta edição da cúpula é “prosperidade com equidade: o desafio da cooperação nas Américas”.

Publicidade

Paulino destacou que a participação inédita de Cuba “traz uma esperança grande por maior integração dos países do continente americano”. “Esse é o tom que o Brasil pretende dar a esse encontro, ressaltando o aspecto positivo de que todos os países das Américas possam participar”, concluiu.