• Carregando...

O ministro russo das Relações Exteriores Serguei Lavrov realizou, nesta terça-feira, uma visita surpresa a Teerã, reunindo-se com o presidente Mahmoud Ahmadinejad, para tratar de questões relacionadas ao programa nuclear iraniano.

"O ministro irá examinar uma série de assuntos ligados à situação do programa nuclear iraniano e a questões relativas às relações bilaterais", declarou antes o porta-voz do ministério russo de Relações Exteriores, Mikhail Kamynine, citado pela agência Interfax.

Há duas semanas, o presidente russo Vladimir Putinrealizou uma visita histórica ao Irã, a primeira de um líder do Kremlin desde 1943.

O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, declarou, em relação a essa visita, que "examinaria" uma proposta feita pelo presidente russo, sem dar maiores detalhes.

Em visita a Portugal na semana passada, Putin criticou duramente a posição americana sobre o Irã e as novas sanções promovidas por Washington contra o país.

"Por que envenenar a situação, conduzir um impasse e ameaçar o Irã de sanções ou mesmo de uma ação militar?", afirmou.

As novas sanções contra Teerã adotadas pelos Estados Unidos pretendem atingir o grupo "Guardiões da Revolução", acusado de contribuir para a proliferação de armas de destruição em massa, assim como uma unidade de elite do exército iraniano, a força Al-Quds, denunciado por apoiar o terrorismo.

Os Estados Unidos culpam o Irã por utilizar o seu programa de enriquecimento de urânio para fabricar armas nucleares. Entretanto, Teerã desmente e assegura que o seu programa tem fins pacíficos.

O presidente iraniano, citado na terça-feira pela agência Irna, criticou novamente as sanções americanas.

"Os Estados Unidos pensam que podem obrigar o Irã a recuar com sanções unilaterais", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]