• Carregando...

Os diplomatas iranianos expulsos do Reino Unido após o ataque de terça-feira passada à embaixada britânica no Irã voltaram neste sábado (3) à República Islâmica e já chegaram a Teerã, informa a agência de notícias oficial "Irna".

Cerca de 25 diplomatas e funcionários da legação iraniana no Reino Unido viajaram junto com suas famílias em um voo especial da companhia aérea estatal Iranair e chegaram ao aeroporto de Mehrabad, no sudoeste de Teerã, onde foram recebidos por universitários da milícia Basij, acusada de protagonizar o ataque à embaixada britânica.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast, também foi ao aeroporto para recebê-los.

Na quarta-feira passada, o Reino Unido determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem o país em 48 horas e fechassem a embaixada em Londres, após o ataque de estudantes radicais islâmicos contra dois recintos da legação britânica em Teerã, onde queimaram a bandeira, quebraram vidros e mantiveram reféns por horas.

Antes de anunciar a expulsão do pessoal diplomático iraniano, o governo britânico retirou na própria quarta-feira todos seus diplomatas e suas famílias de Teerã e deixou a legação fechada.

O ataque acelerou a adoção de medidas por parte da União Europeia (UE) contra o Irã e, em reunião em Bruxelas na quinta-feira, os chanceleres aprovaram novas sanções financeiras e pessoais contra empresas e indivíduos relacionados ao regime.

França, Alemanha, Noruega e Holanda chamaram para consultas seus embaixadores em Teerã para discutir o incidente, enquanto outros países da UE convocaram o representante iraniano em seus territórios para manifestar seus protestos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]