Condenado a dez anos e dez meses de prisão no julgamento do mensalão, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) pediu hoje (6) ao STF (Supremo Tribunal Federal) autorização para deixar o país e participar do enterro do presidente da Venezuela Hugo Chávez, previsto para ocorrer na sexta-feira.
Durante o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal), o relator do processo e presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, determinou que os 25 condenados entregassem seus passaportes e proibiu que deixassem o país.
No pedido, a defesa alega que Dirceu tinha uma relação próxima a Chávez. "O requerente pretende estar presente ao funeral em razão da relação de amizade que mantinha com o excelentíssimo presidente Hugo Chávez. Caso haja autorização desta Egrégia Suprema Corte, o retorno ao Brasil será realizado vinte e quatro horas após a cerimônia fúnebre."
Os advogados do petista pedem ainda que Barbosa submeta ao plenário a decisão de reter os documentos. A assessoria do presidente do STF informou ele só vai decidir sobre o caso amanhã.
Homem forte do governo Lula, Dirceu foi apontado como chefe do esquema que desviou recursos públicos que, misturados a empréstimos fraudulentos, abasteceu a compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos da gestão do petista.O ex-ministro foi condenado por crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.
Ele ainda está em liberdade porque o resultado do julgamento ainda precisa ser publicado e cabem recursos à condenação.
- Ditador sírio chama morte de Chávez de "perda pessoal"
- Jornais do mundo todo repercutem morte de Chávez
- Maduro pede união e diz ter recebido mensagem de opositores com satisfação
- Dez presidentes irão ao funeral de Chávez, diz chanceler
- Caixão de Chávez é levado às ruas e multidão chora sua morte
- Equador deve declarar 3 dias de luto pela morte de Chávez
- Venezuelanos choram morte de Chávez na principal avenida de Caracas
- Opositor Capriles pede unidade e expressa "solidariedade" à família
- Obama diz que morte de Chávez representa um tempo de mudanças
- Itamaraty divulga nota de pêsames pela morte de Chávez



