• Carregando...
Mitt Romney foi embora de Iowa tendo de lidar com a desconfiança do eleitorado republicano | Chip Somodevilla/AFP
Mitt Romney foi embora de Iowa tendo de lidar com a desconfiança do eleitorado republicano| Foto: Chip Somodevilla/AFP

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney sai de Iowa com os mesmos problemas que o derrubaram na disputa republicana em 2008, segundo apontou o jornal The Washington Post.

Romney ficou apenas oito votos à frente do concorrente Rick Santorum, ex-senador da Pensilvânia.

De acordo com o Post, o desempenho de Romney em Iowa sinaliza os grandes problemas que ainda o perseguem: a desconfiança do eleitorado em relação a seu conservadorismo, a dificuldade para se conectar com os eleitores e uma incapacidade de consolidar o apoio dos outros republicanos a sua candidatura.

O resultado consolida o favoritismo de Romney, que lidera as pesquisas para a eleição primária de New Hampshire, próxima etapa da disputa, na semana vem. Mas os números mostram que Romney não conseguiu até agora garantir o apoio da ala mais conservadora do partido, e não abriu uma vantagem confiável.

Robert Haus, um dos coordenadores da campanha do governador do Texas e pré-candidato Rick Perry, afirmou que os resultados deixam dúvidas sobre a capacidade de Romney em unir o partido republicano.

Romney afirmou em discurso na noite de terça-feira que está ansioso por uma longa disputa pela indicação dos republicanos para concorrer às eleições com Barack Obama. "Temos muito trabalho a fazer", disse ele. "Agora, vamos a New Hampshire".

Ele criticou Obama, ressaltando que o presidente administrou mal questões diplomáticas, econômicas e de déficit público. "Essa tem sido uma Presidência falha", afirmou. "O presidente pode ser uma boa pessoa, mas perdeu a cabeça."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]