• Carregando...
Funcionários limpam ponto de ônibus destruído durante protestos contra restrições da pandemia em Groningen, Países Baixos, 22 de novembro
Funcionários limpam ponto de ônibus destruído durante protestos contra restrições da pandemia em Groningen, Países Baixos, 22 de novembro| Foto: EFE/EPA/CORNE SPARIDAENS

Cerca de 30 pessoas foram detidas na noite deste domingo por participar de tumultos em diferentes cidades holandesas, no terceiro dia de protestos contra as restrições do governo dos Países Baixos para conter os contágios de coronavírus. A polícia local fez um apelo para os pais, já que um terço dos detidos em situações semelhantes nos últimos dias foram menores de idade.

As cidades mais afetadas declararam situação de emergência, que permite a atuação dos agentes policiais e a imposição de restrições para conter os grupos, que são convocados pelas redes sociais. Foram registrados lançamento de fogos de artifício nas ruas, carros, bicicletas e motos foram incendiados, entre outros atos de vandalismo.

Além disso, diversos policiais foram atingidos pelo lançamento de pedras e outros objetos.

"Um terço dos agitadores presos nos últimos dias eram menores de idade. Os pais são responsáveis pelos filhos. Um agente local pode explicar a eles que isso não é brincadeira, mas sim, situações que colocam a vida em perigo. Não sabemos se alguém com rosto coberto tem 12 ou 42 anos", afirmou o comandante da polícia local, Max Daniel.

O representante da corporação lembrou que, durante a madrugada de sábado, em Roterdã, os agentes precisaram fazer "dezenas de disparos" de advertência, em meio aos tumultos.

"Vocês não querem que seus filhos andem por ali, não é verdade? Isso coloca a vida em perigo", alertou.

Na noite deste domingo, houve atos de violência em cidades como Enschede e Groningen, segundo a emissora local NOS, que divulgou o número de 30 detidos.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse nesta segunda-feira que os tumultos dos últimos dias foram "pura violência sob o pretexto de protestos".

Em Roosendaal, no sul da Holanda, os vândalos ("agitadores", como têm sido chamados pela polícia), provocaram um incêndio em uma escola primária, queimaram um carro e dispararam sinalizadores, segundo a polícia local.

Torcedores de futebol, inclusive, participaram de distúrbios, depois de jogos pela primeira divisão do campeonato do país. Ao menos 24 pessoas foram presas nos arredores do estádio De Kuip, em Roterdã, após o lançamento de fogos de artifício contra policiais.

O Ministério Público dos Países Baixos disse no domingo que está investigando se quatro pessoas feridas durante protestos em Rotterdam na sexta-feira teriam sido atingidas por balas da polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]