• Carregando...
Combinação de imagens mostra mudanças sofridas por Saleh | AFP
Combinação de imagens mostra mudanças sofridas por Saleh| Foto: AFP

Sanaa - O ditador do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, apareceu ontem na tevê estatal e fez um breve pronunciamento, o primeiro desde que foi transferido para a Arábia Saudita para tratar ferimentos de um ataque à bomba atribuído a rebeldes oposicionistas, em 3 de junho passado.

Saleh disse que passou por oito cirurgias e ainda sofre com as queimaduras. Ele apareceu com as mãos quase completamente cobertas com faixas. Sua pele parece bem mais morena do que o de costume.

Em 3 de junho, em meio a uma batalha entre as forças de Saleh e as forças do poderoso líder da tribo Hashid, a mesquita localizada dentro do complexo presidencial foi atacada com foguetes. Ao menos sete pessoas morreram.

O ditador foi levado no dia seguinte para a Arábia Saudita, onde está recebendo cuidados médicos. As informação sobre seu estado de saúde não são precisas. O governo iemenita chegou a dizer que ele havia tido 40% de seu corpo queimado e seu estado era grave, houve rumores, inclusive, de que estava em coma.

Saleh afirmou que está disposto a dialogar com a oposição e apoia uma divisão de poder dentro da Constituição.

Durante seu discurso, ele fez um chamado "àqueles que entenderam erroneamente a democracia" e garantiu que seu governo apoia "a liberdade de expressão e as opiniões do outro sempre que seja de maneira responsável".

"Apoiamos o diálogo para alcançar soluções satisfatórias e apoiamos a participação de todas as forças políticas sem que ninguém imponha seu requisito ou dobre o braço do outro", disse o ditador.

Neste sentido, Saleh disse que a participação popular é bem-vinda "dentro do marco da lei e da Constituição baseada no pluripartidarismo".

Saleh não fez, contudo, nenhuma referência a uma transferência de poder, hipótese defendida pelos países do golfo Pérsico e assinada pela oposição iemenita.

Desde o dia 4 de junho, Saleh não fez nenhuma aparição pública e nenhum comunicado oficial foi publicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]