• Carregando...
Angela Merkel e Francois Hollande na entrega do Nobel | Bundesregierung/Guido Bergmann/Reuters
Angela Merkel e Francois Hollande na entrega do Nobel| Foto: Bundesregierung/Guido Bergmann/Reuters

A União Europeia, dividida e mergulhada em uma grave crise econômica, recebeu ontem em Oslo o Prêmio Nobel da Paz por ter contribuído para transformar "um continente em guerra em um continente em paz".

Na presença de cerca de vinte chefes de Estado e de governo, entre eles o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente do comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, pediu que a UE "siga adiante", apesar da crise.

"Manter o que se conseguiu até agora e melhorar o que foi criado para resolver os problemas que ameaçam hoje a comunidade europeia é a única forma de solucionar os problemas da crise financeira", disse o presidente do Comitê Nobel.

Thorbjoern Jagland, conhecido por seu europeísmo em um país tradicionalmente eurocético, entregou o prêmio aos representantes das três principais instituições europeias, os presidentes do Conselho (Herman Van Rompuy), da Comissão (José Manuel Barroso) e do Parlamento (Martin Schulz).

Euro

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, se comprometeu a defender o euro, símbolo da unidade. "Hoje um dos símbolos mais visíveis de nossa unidade está nas mãos de todos. Trata-se do euro, a moeda de nossa União Europeia", disse Barroso depois de ter recebido o Nobel. "Vamos defendê-lo", afirmou.

A decisão do comitê de entregar o Nobel da Paz à UE foi muito criticada pelo fato de a instituição atravessar um de seus piores momentos.

François Hollande e Angela Merkel se levantaram para agradecer os aplausos de dezenas de autoridades. Mas também houve ausências notáveis, como a do primeiro-ministro britânico, David Cameron, em pleno debate em seu país sobre a conveniência de seguir fazendo parte da UE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]