• Carregando...
Refugiados sírios na Turquia | Reuters
Refugiados sírios na Turquia| Foto: Reuters

Muitos desconhecem a real sensação de viver em um campo de refugiados. À distância, o público acompanha dramas humanos, laços sendo desfeitos, crianças separadas de suas famílias e milhares vivendo em tendas sob condições precárias. Para ilustrar a vida dessas pessoas, a ONU usou tecnologia de realidade virtual no documentário “Clouds Over Sidra” (Nuvens sobre Sidra).

O curta mostra o acampamento sírio Zaatari, na Jordânia, sob o olhar de Sidra, uma menina de 12 anos. A gravação foi feita com tecnologia usada pela indústria de videogames, levando os espectadores a fazerem uma viagem por dentro do campo de refugiados.

Em uma cena na qual as crianças correm para uma escola improvisada, a tecnologia faz com que o espectador sinta como se pudesse alcançar e interagir com os alunos sorridentes.

A chefe do projeto da ONU, Kristin Gutekunst, afirmou nesta terça-feira que o documentário em realidade virtual ajuda as pessoas a se identificarem com a dura condição dos refugiados.

O conflito sírio está em seu quinto ano e provocou um êxodo de quase 4 milhões de pessoas. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 2 milhões de refugiados são crianças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]