• Carregando...

Dois fortes terremotos atingiram nesta segunda as Ilhas Salomão, destruindo centenas de casas e dando início a um tsunami que chegou à costa. Relatos iniciais indicam que ninguém ficou seriamente ferido. Um dos tremores foi de 7,2 graus na escala Richter. O epicentro do fenômeno foi localizado abaixo do fundo do oceano. O local fica perto da cidade de Gizo, que ficou bastante danificada em abril de 2007, quando um terremoto de 8,1 graus provocou um tsunami que matou mais de 50 pessoas.

Outro tsunami devastou nesta segunda uma vila na ilha Rendova, a cerca de 300 quilômetros da capital, Honiara, informou o funcionário do escritório de desastres Loti Yates. "Segundo um relato da polícia, a vila foi atingida por uma parede de água de dois a três metros", afirmou. "Foi uma inundação total que a polícia viu ao sobrevoar a área." A população de Rendova é de cerca de 3.600 pessoas.

Yates disse que a vila de Baniata, na costa de Rendova, 16 casas foram destruídas e 32 ficaram danificadas pelo tremor e pelas ondas. "Pode ser que várias centenas de casas tenham sido danificadas, mas isso ainda não foi verificado", afirmou. "Há duas ou três vilas onde a situação pode ser muito pior.

Dez turistas estrangeiros estavam na ilha Tetepare, um desabitado local de ecoturismo. Quatro alemães, quatro britânicos e dois neozelandeses foram retirados. Informações não confirmadas indicam que duas pessoas estavam feridas.

Segundo Yates, não há outros relatos de feridos. "Tivemos sorte porque o que tremor aconteceu durante o dia e as pessoas conseguiram subir nas colinas", disse. Dois helicópteros e um barco da polícia avaliam os danos e uma embarcação levando água, comida e lonas impermeáveis foi enviada para Honiara.

O Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos registrou sete terremotos na região desde o fim do dia de ontem. O maior, de 7 2 graus, teve seu epicentro a 103 quilômetros a sudeste de Gizo, mas, menos de duas horas antes, um tremor de 6,5 graus fora registrado, com epicentro a 90 quilômetros a sudeste de Gizo e profundidade de 10 quilômetros.

A telefonista Chelsea Kennedy, que trabalha num hotel de Gizo, disse ao Australian Broadcasting Corp. que os hóspedes foram levados para áreas abertas depois dos tremores. As Ilhas Salomão estão sobre o "círculo de fogo", um arco de terremotos e zonas vulcânicas que se estende ao redor da bacia do Pacífico e onde cerca de 90% de todos os tremores do mundo acontecem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]