• Carregando...

Curitiba – Dois paranaenses foram selecionados pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil para participar do Programa de Intercâmbio Cultural Jovens Embaixadores 2007. A lista dos 25 escolhidos entre quase 2 mil candidatos foi divulgada ontem, em Brasília. O londrinense João Carlos de Oliveira, 18 anos, e o curitibano Nikolas Francisco Iubel, de 17, viajarão em janeiro para os EUA, onde durante duas semanas participarão de atividades criadas para promover o intercâmbio cultural entre os dois países.

Ambos sempre estudaram em escolas públicas e prestam serviços voluntários, requisitos que contam pontos a favor na hora da seleção. Nikolas, que cursa o 3.º ano do ensino médio no Colégio Militar de Curitiba, participa de um programa da própria escola que ajuda a arrecadar renda para comunidades carentes. No ano passado, ele foi o melhor aluno do colégio e ganhou uma bolsa para fazer cursinho à noite, no Dom Bosco. Sua meta, agora, é ser aprovado em um dos vestibulares mais concorridos do país, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

No 1.º e no 2.º ano do ensino médio, ele prestou vestibular na UFPR e foi aprovado em ambas as tentativas, em História e Engenharia Mecânica, respectivamente. "Estou bastante empolgado. Sempre quis conhecer um país de língua inglesa e será minha primeira viagem ao exterior. É uma oportunidade muito boa", diz o curitibano.

João Carlos de Oliveira também tem um histórico positivo na escola e no trabalho. Ele só entrou em um curso de inglês após vencer uma seleção na Milênia Agrociências, empresa em que trabalha, em Londrina. Para o futuro, já tem os planos traçados. "Minha intenção é seguir a carreira diplomática. Mas antes vou prestar vestibular para Administração, na UEL, que é um curso bastante amplo, para ver como as organizações produzem informações. Depois, quero me especializar no gerenciamento dessas informações." Na empresa, João participa de um programa de voluntariado que ajuda jovens profissionais a entrar no mercado de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]