• Carregando...
Edouard Philippe
Presidente francês Emmanuel Macron (frente) e o agora ex-primeiro-ministro francês Edouard Philippe| Foto: Ludovic MARIN / POOL / AFP

O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, renunciou nesta sexta-feira (3) após chegar a um acordo com o presidente Emmanuel Macron. Assumirá o cargo Jean Castex, que até então era o encarregado de conduzir a reabertura econômica do país, depois que a pandemia de Covid-19 diminuiu. O Palácio do Élysée também anunciou que todo o governo será reformulado para que os dois últimos anos do mandato de Macron sigam "um novo caminho".

Castex, 55, começou a carreira política como prefeito de Prades, uma cidade de 6 mil habitantes. Também trabalhou com Nicolas Sarkozy nos últimos dois anos do mandato do ex-presidente francês. E no governo Macron assumiu a tarefa de coordenar a reabertura gradual do país, até agora considerada um sucesso.

Ele é considerado especialista em assuntos sociais e políticas de saúde, mas até agora era pouco conhecido pelos franceses. A primeira tarefa de Catex no novo cargo será escolher, junto com Macron, os novos ministros do gabinete.

A reformulação do governo francês ocorre após a derrota do En Marché!, partido de Macron, nas eleições das principais cidades francesas. Macron ganhou um pouco de popularidade durante a pandemia de Covid-19, mas ela não se sustentou, caindo de 43% em março para 38% em junho, segundo o instituto de pesquisas Ifop.

A popularidade de Philippe, por sua vez, vinha crescendo consideravelmente, chegando a 50% em junho - aumento de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Philippe deve assumir a prefeitura da cidade portuária Le Havre neste sábado após ter sido reeleito para o cargo de prefeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]