• Carregando...

O Egito anulou seu acordo com a companhia egípcia que exporta gás a Israel por não respeitar algumas das cláusulas do contrato, afirmou ontem o presidente de uma holding governamental.

A holding Egas e a autoridade geral egípcia do petróleo "anularam na quinta-feira seu contrato com a companhia egípcia East Mediterranean que exportava gás a Israel, já que a companhia não respeitou as condições estipuladas pelo contrato", afirmou Mohammed Chuaib, presidente da Egas. A venda de gás a Israel, assinada em um acordo de paz com o Egito em 1979, sempre foi controversa no país mais populoso do mundo árabe. Uma tubulação na Península do Sinai que foi usada para fornecer gás egípcio para Israel e Jordânia foi atingida por uma explosão em 9 de abril, no décimo quarto ataque do tipo desde a revolta que tirou o presidente Hosni Mubarak do poder em fevereiro de 2011.

O Egito tem enfrentado problemas relacionados à segurança desde as revol­­tas. As entregas de gás a Is­­rael, acordadas durante o go­­verno Mubarak, têm sido alvo de críticas no Egito.

Is­­rael gera 40% de sua ele­­tri­­cidade com gás natural, e o Egito fornece 43% de seu abas­­tecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]