• Carregando...

Ramallah, Cisjordânia (Reuters) – O partido do presidente Mahmoud Abbas conquistou 51 conselhos na última fase das eleições municipais palestinas e o grupo militante Hamas ganhou o controle de outros 13, anunciou ontem a Autoridade Palestina (AP). Dos 104 municípios na área ocupada da Cisjordânia, 40 foram conquistados por outros partidos na terceira fase de eleições regionais na Palestina, informou Jamal al-Shobaki, chefe da Comissão para as Eleições Regionais.

O resultado é visto como prévia dos resultados das eleições parlamentares marcadas para janeiro de 2006. Apesar de ter ficado à frente do Hamas, o presidente da AP terá que ampliar sua vantagem para garantir a permanência de seu grupo no governo. Para o porta-voz do Hamas em Gaza, Sami Abu Zuhri, a participação foi baixa, o que torna essa avaliação duvidosa. Segundo a AP, 81% dos 127 mil palestinos em idade de votar participaram.

"O processo eleitoral foi desenvolvido com sucesso e elogiado por observadores locais e internacionais... é um sucesso para todos os palestinos", disse Shobaki. Ele avaliou que o resultado foi frustrante para o Hamas, grupo baseado na destruição de Israel, e favorável ao Fatah, que pretende controlar também gabinetes em que não venceu por maioria absoluta. Uma quarta fase das eleições municipais para os conselhos das principais cidades palestinas em Gaza e na Cisjordânia deverá acontecer no fim deste ano.

Números

53,73% dos votosforam para o Fatah – partido do presidente Mahmoud Abbas –, que saiu vitorioso em 51 dos 104 conselhos municipais.

3 etapas das eleições foram cumpridas com a divulgação dos números ontem. Nas duas primeiras, o Hamas ficou à frente do Fatah. Uma quarta etapa será realizada no fim deste ano. Em janeiro, os palestinos devem participar de eleições parlamentares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]