• Carregando...

O presidente Barack Obama e seu adversário republicano nas eleições de novembro, Mitt Romney, estão colhendo os frutos da campanha negativa que travam ao registrar altos índices de opinião nada positiva, segundo nova pesquisa.

De acordo com a última pesquisa de opinião NBC/Wall Street Journal (WSJ), divulgada na noite de terça-feira, 43% dos eleitores consultados têm uma opinião negativa do presidente (32% "muito negativa"), enquanto Romney chega a 40% (24% "muito negativo").

"Estes registros negativos não têm precedentes na era moderna", afirma o especialista em pesquisas republicano Bill McInturff, citado pelo Wall Street Journal.

O jornal destaca que tanto Obama quanto Romney estão bombardeando os eleitores com um nível sem precedentes de ataques mútuos.

A pesquisa também reflete a angústia que os eleitores sentem em relação à questão do emprego: 60% dos entrevistados acham que o país está num mau caminho (um aumento de dois pontos percentuais em relação a maio) e apenas 32% acham que se encontra numa boa direção.

Apenas 36% dos pesquisados confiam em Obama para melhorar a economia, enquanto 43% dizem preferir Romney. No entanto, o presidente obtém melhores resultados na política externa, saúde, situação afegã, impostos e imigração.

Por sua vez, a pesquisa dá uma clara vantagem a Obama caso a eleição de 6 de novembro fosse realizada agora: 49% dos eleitores o escolheriam para um segundo mandato, contra 43% que optariam pelo republicano.

Esta diferença permanece muito ajustada sobre a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, assim como aconteceu em maio, quando Obama tinha 47% dos votos contra 43% de Romney.

Desde maio, quando Romney reafirmou sua condição de candidato republicano à presidência, sua equipe e a de Obama empreenderam campanhas de teor negativo em relação ao outro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]