• Carregando...
Confira que pesquisas eleitorais mostram mesma vantagem de Obama entre julho e outubro |
Confira que pesquisas eleitorais mostram mesma vantagem de Obama entre julho e outubro| Foto:

Nova Iorque - Aborto, casamento gay, descriminalização da prostituição, imigração, tratamento gratuito para usuários de drogas, redução da idade mínima para responder judicialmente a crimes e até direitos dos animais domésticos. Os eleitores de 36 estados votarão em 152 plebiscitos, além de escolher senadores, deputados e o presidente norte-americano no dia 4 de novembro.

Estados-chave, onde a disputa presidencial está acirrada, como Colorado e Flórida, por exemplo, têm consultas populares que poderão influenciar fortemente a decisão dos eleitores. No Colorado, os eleitores vão decidir sobre a continuidade do sistema de cotas e a proibição do aborto no estado. Na Flórida, os temas são a permissão legal para o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o direito de posse de terra por imigrantes em situação ilegal.

"Lobbies conservadores e organizações de defesa de direitos civis pressionam para que as consultas populares sejam incluídas na cédula de votação, a fim de tirar proveito das campanhas nacionais e mobilizar eleitores para sua causa. Os referendos devem ser aprovados no legislativo antes de serem incluídos nas cédulas de votação", avalia Curtis Gans, diretor do Comitê de Estudos do Eleitorado Americano.

O especialista considera que o teor dos plebiscitos que foram realizados simultaneamente às eleições presidenciais de 2004 acabaram influenciando o resultado das urnas, que levou o presidente George W. Bush a conquistar um segundo mandato.

"Em 2004, não resta dúvida de que houve forte influência de temas polêmicos, como o casamento gay e o aborto na vitória de Bush, sobretudo em estados muito divididos, como Ohio. Mas este ano a crise econômica mudou o panorama e a disputa encontra-se por demais concentrada entre Barack Obama e John McCain. Não acho que essas consultas populares vão mudar a tendência de voto em 2008, mesmo nos estados-chave", diz Gans.

Há quem ache, no entanto, que em estados muito conservadores, como a Dakota do Sul, a polêmica em torno dos referendos vai levar muitos eleitores às urnas. O estado vai decidir sobre a proibição do aborto no estado, e as pesquisas mostram um empate: 44% querem a proibição; 44% querem manter a possibilidade da interrupção da gestação em determinadas situações; e os restantes 12% estão indecisos.

Além disto, há consultas que são estaduais e outras que são municipais. Na Califórnia, por exemplo, o confinamento de animais domésticos em fazendas pode ser proibido por consulta popular no dia 4: trata-se de um adendo ao código penal por maus-tratos de animais domésticos.

Campanha

Distante da disputa em torno dos plebiscitos, Obama e McCain concentraram ontem esforços em estados considerados decisivos. O republicano dedicou parte do dia à campanha na Pensilvânia, um estado onde as pesquisas mostram o rival democrata Obama liderando por até dois dígitos nas pesquisas. Depois, McCain foi para a Carolina do Norte, onde as pesquisas também indicam a liderança do democrata.

Muitas pesquisas mostram Obama, que também fez campanha na Pensilvânia, próximo ou tendo conquistado os 270 votos necessários para ser eleito presidente no Colégio Eleitoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]