• Carregando...
Joe Biden, candidato democrata à presidência dos EUA, faz homenagem a soldados no Memorial Day em sua primeira aparição pública em mais de um mês
Joe Biden, candidato democrata à presidência dos EUA, faz homenagem a soldados no Memorial Day em sua primeira aparição pública em mais de um mês| Foto: Olivier DOULIERY / AFP

O futuro candidato democrata à Casa Branca Joe Biden fez sua primeira aparição pública, nesta segunda-feira, 25, desde o início do confinamento nos Estados Unidos, por ocasião de uma homenagem aos veteranos de guerra no feriado do Memorial Day no país.

Usando máscaras protetoras, ele e sua mulher, Jill, colocaram uma coroa de rosas brancas em um memorial aos veteranos da Segunda Guerra e da Guerra da Coreia, em Delaware. Biden não aparecia publicamente desde 15 de março, quando participou em um debate com seu ex-rival democrata, Bernie Sanders.

Desde então, o ex-vice-presidente foi forçado a passar o confinamento em sua residência, enquanto seu oponente, o presidente Donald Trump, está muito presente nos noticiários e sai regularmente da Casa Branca. As eleições presidenciais nos EUA ocorrerão em 3 de novembro.

"É bom sair de casa", disse Biden a repórteres, em um discurso um pouco abafado pela máscara. Mantendo distância, ele saudou uma dúzia de veteranos e outros espectadores que estavam a alguns metros dele e agradeceu pelo serviço prestado.

Biden vem realizando eventos virtuais de campanha em sua casa em Wilmington, já que grande parte do país foi forçada a ficar em casa para conter a propagação do coronavírus.

Embora as atividades do presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, também tenham ficado restritas, ele deixou gradualmente os limites da Casa Branca nas últimas semanas para visitar os importantes e decisivos estados de Arizona, Michigan e Pensilvânia.

Trump jogou golfe no fim de semana pela primeira vez desde que declarou uma emergência nacional, em março, atraindo críticas de Biden e outros adversários políticos, à medida que o número de mortos nos EUA pelo vírus se aproxima de 100 mil.

"A presidência é muito mais do que tuitar de um carrinho de golfe", postou Biden no Twitter, no domingo.

Mesmo que alguns dos doadores e apoiadores de Biden se preocupem com seu perfil discreto, ele sempre manteve uma vantagem sobre Trump nas pesquisas nacionais, já que a forma como o presidente republicano vem lidando com a crise da saúde tem feito seus índices de aprovação caírem.

Em uma entrevista à TV WKOW, de Wisconsin, transmitida no domingo, Biden disse que ser forçado a fazer campanha de casa tem funcionado a seu favor. "Até agora, quanto mais ele (Trump) sai, mais meus números aumentam devido às coisas que ele diz e faz", disse Biden, rindo.

Os últimos eventos públicos de Biden foram uma entrevista coletiva em 12 de março em Wilmington e depois um debate em um estúdio de televisão em Washington, em 15 de março. Sua campanha, de casa, não tem sido fácil. O democrata cometeu alguns deslizes, como na entrevista a um programa de rádio na sexta-feira quando disse que os eleitores negros que consideram votar em Trump "não são negros".

Biden se desculpou no fim do dia por ser "descuidado". As declarações provocaram um alvoroço nas mídias sociais, e a campanha de Trump rapidamente as tomou como evidência de que Biden estava tomando o voto dos negros como garantido. Os afro-americanos são um eleitorado crucial para Biden.

Trump também comemorou o feriado do Memorial Day, colocando uma coroa de flores no cemitério nacional de Arlington, na Virgínia, e visitando um forte histórico em Baltimore, Maryland.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]