Bombieor tenta conter as chamas que atingiram uma casa em Malibu, na Califórnia| Foto: ROBYN BECK/AFP

Pelo menos 31 pessoas morreram em incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo autoridades locais. O número pode continuar subindo, já que há mais de 200 desaparecidos.

CARREGANDO :)

No norte do estado, 29 corpos foram encontrados, fazendo do Camp Fire – como está sendo chamado o incêndio nesta região – o mais letal na história do estado, comparando-se ao desastre de Griffith Park, em Los Angeles, quando, e 1933, o mesmo número de pessoas morreu, segundo o Departamento de Bombeiros da Califórnia. O Woolsey Fire, ao sul da Califórnia, fez duas vítimas fatais. Ele afeta o condado de Ventura, onde fica a famosa praia de Malibu, e de Los Angeles.

Em todo o estado, 300 mil pessoas tiveram que deixar suas casas para fugir das chamas de três incêndios que começaram na quinta-feira da semana passada.

Publicidade

Ventos fortes ameaçam espalhar ainda mais as chamas. O governador da Califórnia, Jerry Brown, pediu que o presidente Donald Trump declare estado de emergência, uma medida que exigiria recursos de fundos federais de emergência, segundo a BBC. O pedido ocorreu depois de Trump ter culpado o governo estadual da Califórnia pelos incêndios devido ao que acredita ser má gestão florestal.

Segundo os bombeiros da Califórnia, no domingo à noite as chamas se estendiam por 111 mil acres – o equivalente a 63 campos de futebol. Mais de 6.400 casas e 200 comércios foram destruídos no condado de Butte e a reconstrução pode custar, segundo o Washington Post, US$ 19 bilhões.

Até o informe mais recente, apenas 25% do fogo havia sido contido e a previsão é de o trabalho dos bombeiros continue até o fim do mês. A causa do Camp Fire, que está mobilizando 4.555 bombeiros, ainda está sob investigação.

Ao sul, o Woolsey Fire se estendeu por 85 mil acres, segundo os bombeiros, e até agora 15% da área está controlada. Cento e setenta e sete estruturas foram destruídas por este incêndio, inclusive casas de famosos, como os cantores Miley Cyrus e Neil Young e o ator Gerard Butler.

“Voltei para a minha casa em Malibu depois da evacuação. Momento devastador na Califórnia. Inspirado como nunca pela coragem, espírito e sacrifício dos bombeiros”, disse Butler ao tuitar a imagem dos escombros de sua casa. 

Publicidade

Há outro incêndio perto de Los Angeles, de menores proporções, mas não há relato de vítimas.

Um veículo queimado nos restos de uma residência destruída pelo Camp Fire, em Paradise
Uma linha de energia caiu em cima de veículos queimados em Paradise, no norte da Califórnia
Bombeiro trabalha para conter o incêndio em uma casa ao longo da autoestrada Costa Pacífica, em Malibu, Califórnia
Imagem de satélite capturada em 8 de novembro, divulgada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), mostra a fumaça do incêndio Camp Fire ue se estendendo pelo norte da Califórnia
Pequenos incêndios irrompem em uma encosta em West Hills, Califórnia
Um helicóptero despeja água sobre as chamas no canion Feather River, a leste de Paradise, Califórnia
Oficiais da delegacia dos condados de Yuba e Butte coletam o corpo de uma vítima do incêndio Fire Camp, em Concow, Califórnia
Bombeiros apagam chamas perto de casas em West Hills, Califórnia
Restos de uma casa com vista para o mar em Malibu, Califórnia
Restos de uma casa com vista para o mar em Malibu, Califórnia
Bombeiros lutam contra um incêndio no Acampamento do Exército da Salvação, em Malibu, Califórnia
Avião despeja retardador de fogo sobre as chamas, em Malibu, Califórnia
Helicóptero despeja retardador de chama para conter um incêndio florestal em Malibu, Califórnia
O Camp Fire queima montanhas perto de Oroville, Califórnia.
Um carro queimado e um posto de gasolina após o incêndio Camp Fire ter atingido a região perto de Pulga, a leste de Paradise, Califórnia
Woolsey Fire em Malibu, Califórnia
Pessoas observam o Fire Woolsey queimar casas na encosta de West Hills.
Bombeiros trabalham para controlar um incêndio em West Hills.