• Carregando...

Iraque (AFP) – Vinte pessoas, entre elas oito policiais iraquianos e um soldado norte-americano, morreram ontem em atentados coordenados no Iraque, que se concentraram nas cidades de Bagdá e Baaquba (a 60 km ao norte da capital). Os ataques também deixaram dezenas de feridos, duas semanas depois das eleições parlamentares, que prometiam apaziguar o país.

Cinco policiais morreram num mesmo ataque realizado por cerca de 30 insurgentes que abriram fogo com armas leves e foguetes antitanques contra um posto de controle policial em Bohruz, ao sul de Baaquba. Mais tarde, o governador da província de Diyala, Raad Rachid Mulla Jawad, escapou de um atentado com carro-bomba em Baaquba que matou um de seus guardas-costas e feriu outros dois, segundo uma fonte de segurança. Em Bagdá, quatro carros-bomba explodiram pela manhã na passagem de patrulhas de polícia, matando quatro pessoas, entre elas dois policiais, e ferindo 25, de acordo com uma fonte policial.

Os movimentos políticos que contestam os resultados das legislativas – de maioria sunita – fizeram apelo a uma manifestação pacífica para esta terça-feira em Bagdá, onde negociações estão em curso para formar um gabinete de união. O movimento de rejeição aos resultados das eleições (Maram) que contava com 35 grupos, agora é integrado por 42, segundo as lideranças. O Maram pede novas eleições em Bagdá e contesta os números provisórios referentes às demais regiões do Iraque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]