Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Em momento Star Wars, Trump quer criar Força Espacial

Presidente americano disse que não quer ficar atrás da China ou de outros países. Decisão desperta críticas e violaria tratado internacional, que defende uso pacífico do espaço

Presidente Donald Trump fez anúncio durante encontro do Conselho Nacional Espacial, na Casa Branca | Jabin Botsford/Washington Post
Presidente Donald Trump fez anúncio durante encontro do Conselho Nacional Espacial, na Casa Branca (Foto: Jabin Botsford/Washington Post)

O presidente americano Donald Trump disse nesta segunda que irá determinar ao Departamento de Defesa e o Pentagono a criar uma Força Espacial, uma divisão das Forças Armadas. A ideia foi ventilada por ele em março. Trump ainda não saber como ela operaria. “Ela será diferente, mas equivalerá à Força Aérea.”

Ao dizer que não quer que a China e outros países estejam à frente dos Estados Unidos, Trump destacou que o espaço é uma questão de segurança nacional. O Tratado Espacial, ao qual os Estados Unidos aderiram em 1967, impede que países testem armas e estabeleçam bases militares na Lua e em outros corpos celestes. Também proíbe que armas de destruição em massa sejam colocadas em órbita. 

A ideia começou a ser avaliada há mais de um ano, mas encontra resistência mesmo no gabinete de Trump. “Eu me oponho à criação de um novo serviço militar enquanto estamos focados em reduzir e integrar as funções conjuntas de combate”, disse, em outubro, o secretário da Defesa, Jim Mattis, ao senador John McCain, presidente do Comitê de Serviços Armados do Senado. 

Leia também: Missão tripulada a Marte deflagra era espacial liderada por empresas

Muitos temem que a Força Espacial duplique os esforços existentes. A Aeronáutica americana já tem um Comando Espacial. O tenente-general da reserva da Aeronáutica Dave Deputla, decano do Mitchell Institute Aerospace Studies, disse que decisão de criar uma Força Espacial é mais uma decisão impetuosa de Donald Trump. 

“Nós frequentemente esquecemos o quão dependentes somos do espaço. O espaço não é apenas para astronautas. Espaço é para telecomunicação, navegação, satélites de observação e outros propósitos que temos como garantidos. Um dia sem os satélites faria a sociedade moderna entrar em desordem. As redes de energia cairiam, o transporte se tornaria muito mais difícil, o sistema bancário global enfrentaria problemas e a internet falharia”, disse Peter Wismer, um consultor internacional.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.