• Carregando...
Blecaute em Kyiv: Ucrânia conseguiu interceptar a maioria dos mísseis russos disparados nesta sexta-feira, mas dos que passaram, nove atingiram instalações de geração de energia
Blecaute em Kyiv: Ucrânia conseguiu interceptar a maioria dos mísseis russos disparados nesta sexta-feira, mas dos que passaram, nove atingiram instalações de geração de energia| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

A Ucrânia informou que conseguiu interceptar 60 dos 76 mísseis que a Rússia disparou contra seu território nesta sexta-feira (16) a partir dos mares Cáspio e Negro. Porém, dos que conseguiram ultrapassar as defesas ucranianas, nove atingiram instalações de geração de energia, segundo o Ministério da Energia.

Segundo declarações do titular da pasta, Herman Halushchenko, reproduzidas pela CNN, esses bombardeios levaram a “restrições de produção de eletricidade em instalações de geração nuclear”. Dessa forma, 50% dos clientes ficaram sem eletricidade.

A Prefeitura de Kharkiv, localizada no nordeste da Ucrânia e segunda maior cidade do país, informou que o município ficou completamente sem luz.

Segundo a Administração Militar de Kyiv, cerca de 40 mísseis foram registrados nesta sexta-feira no espaço aéreo da capital ucraniana, 37 dos quais foram interceptados. A capital sofreu blecautes e o serviço de metrô foi suspenso. Hospitais e outras infraestruturas críticas recorreram a geradores para seguir funcionando.

Desde outubro, quando a Ucrânia começou a recuperar áreas ocupadas numa contraofensiva, a Rússia tem adotado a estratégia de bombardear a infraestrutura de energia do país invadido, com o objetivo de gerar dificuldades para a população às vésperas do inverno e forçar uma rendição ou negociações em termos favoráveis ao Kremlin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]