• Carregando...

Em uma segunda gravação de áudio em 24 horas, o líder da Al-Qaida Osama Bin Laden disse que os governantes das nações muçulmanas não fizeram o bastante para ajudar os paquistaneses atingidos por enchentes que mataram centenas de pessoas e desalojaram milhares.

O tom da gravação contrasta com o estilo das anteriores. Por evitar as referências de ataques contra o Ocidente e ao abordar causas humanitárias como as enchentes no Paquistão e mudança climática, Bin Laden parece tentar ampliar o alcance da Al-Qaida para além da base tradicional de apoio extremista.

Ainda assim, ele acusa os líderes árabes de falha na resposta a calamidades em nações muçulmanas e diz que a ONU fez mais para ajudar os paquistaneses. "O secretário-geral (da ONU, Ban Ki-Moon) veio testemunhar a catástrofe e nenhum líder árabe veio para ver o desastre, apesar da curta distância e do apelo de irmandade", disse.

Uma cópia do áudio de 13 minutos, intitulado "Ajude seus irmãos paquistaneses", foi divulgada por um site norte-americano que monitora fóruns jihadi. A autenticidade não pode ser confirmada. A mensagem é semelhante à gravação divulgada na sexta-feira.

Na mensagem deste sábado, Bin Laden acusou a mídia de não cobrir a tragédia de forma eficiente e de não fornecer as imagens reais dos desastres naturais no mundo islâmico. Os jornalistas também deveriam aumentar a cobertura sobre mudança climática, acrescentou. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]