• Carregando...
Vídeo divulgado nas redes sociais do Partido Republicano mostra Katie Britt, senadora pelo estado do Alabama, rebatendo o discurso de Biden
Vídeo divulgado nas redes sociais do Partido Republicano mostra Katie Britt, senadora pelo estado do Alabama, rebatendo o discurso de Biden| Foto: Reprodução/@GOP

Na última quinta-feira (7), o presidente dos EUA, Joe Biden, fez o seu discurso do Estado da União, onde defendeu sua gestão, fez críticas (ainda que indiretas) contra o seu antecessor, Donald Trump (2017-2021), e defendeu pautas como o aborto e o aumento de impostos.

Em resposta a este discurso, a senadora republicana Katie Britt, que foi escolhida pelo seu partido para rebater o que Biden disse, criticou nesta sexta-feira (8) as políticas do democrata sobre a fronteira sul dos EUA, a inflação e a política externa, chamando-as de “fracassos”.

Britt também destacou alguns dos problemas que os americanos enfrentam, como o alto custo de vida, o aumento das mortes por fentanil e a agressão de países como Rússia e Irã.

Em sua resposta Britt disse que Biden “não apenas criou” a crise imigratória na fronteira sul do território americano como ele “a convidou” realizando a assinatura de mais de 90 ordens executivas que, segundo ela, diminuíram a segurança nas fronteiras.

Segundo informações do portal americano Daily Signal, o presidente democrata assinou ordens executivas que interromperam várias das iniciativas do governo Trump que visavam conter a imigração ilegal, incluindo a suspensão da construção de um muro na fronteira sul e a permissão para que imigrantes ilegais entrassem nos Estados Unidos enquanto solicitavam asilo, em vez de esperar em outros países pelos vários anos que leva para obter uma determinação judicial sobre a concessão ou não do asilo.

Britt também relacionou o aumento do uso de fentanil nos EUA, que tem causado a morte de milhares de americanos, ao descontrole fronteiriço. A republicana também mencionou o caso de Laken Riley, a jovem americana de 22 anos que foi assassinada por um imigrante ilegal venezuelano.

“Ela foi brutalmente assassinada por um dos milhões de imigrantes ilegais que o presidente Biden escolheu libertar em nossa pátria”, disse Britt.

Sobre a questão econômica, Britt citou o aumento do custo de vida nos EUA, que, segundo ela, está “indo às alturas”. A republicana falou que atualmente os EUA têm a “pior inflação em 40 anos e a maior dívida de cartão de crédito da história da nossa nação”.

Em seu discurso, Biden defendeu sua gestão econômica, dizendo que os EUA são a "inveja do mundo" que o país criou diversas vagas de emprego.

Britt mencionou também na resposta republicana o que ela pontua como “fracassos” de Biden na política externa. A senadora disse que Biden transformou os EUA em uma “uma piada no cenário mundial”, classificou como “desastrosa” a retirada americana do Afeganistão, onde os talibãs retomaram o poder, e disse que essa ação fez com que os aliados dos EUA “não pudessem confiar” que os americanos os apoiariam adequadamente no futuro.

“A agressão brutal de [Vladimir] Putin na Europa colocou nossos aliados à beira do perigo”, disse Britt, acrescentando que “os proxies terroristas do Irã mataram israelenses, judeus e cidadãos americanos [...] e eles atacaram nossas tropas quase 200 vezes desde outubro, matando três soldados dos EUA e dois da Marinha”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]