• Carregando...

Vaticano divulga agenda do Papa no Brasil

Papamóvel será utilizado em desfiles junto aos fiéis em celebrações. Papa fará discurso logo na chegada ao país, quando será recebido por Lula.

Leia a matéria completa

O Papa Bento XVI recebeu hoje um presente original, por seu 80º aniversário: um museu consagrado a sua vida pessoal e espiritual, construído na casa onde nasceu, no pequeno município bávaro de Marktl am Inn, na Alemanha.

O bispo de Passau, Wilhelm Schraml, qualificou hoje a casa-museu, que será inaugurada neste domingo, de "pequeno presente de aniversário" para o Pontífice, que completará 80 anos no dia 16 de abril.

O bispo Schraml vê a casa onde Bento XVI nasceu "não como um puro lugar comemorativo de memória, mas como um lugar vivente de reencontro".

Na exposição, que ocupa os dois andares da casa, é possível visitar o quarto onde o Papa nasceu, e fazer um passeio por diferentes episódios de sua vida, entrando em sua obra teológica.

O museu tem abertura ao público prevista para abril, e será fechado entre novembro e março, segundo informou a imprensa alemã.

A Prefeitura de Marktl am Inm dedicou-se à celebração do 80º aniversário de seu filho mais ilustre, para a qual programou diferentes atos.

De acordo com a programação, a casa-museu será inaugurada no domingo. Na segunda-feira, dia do aniversário do Pontífice, está prevista a mudança de nome da Marktplatz, praça onde está a casa em que Ratzinger nasceu, em 1927, que passará a se chamar "Praça do Papa Bento XVI".

Em março de 2006, a "Fundação Casa Natal do Papa Bento XVI" comprou da proprietária Claudia Dandl a casa onde Ratzinger nasceu, para transformá-la em um museu. O imóvel tem mais de 250 anos.

Embora não haja dados oficiais sobre quanto a fundação pagou pela casa do Papa, a imprensa alemã afirma que foram desembolsados �3,5 milhões.

A fundação está ligada à família de Joseph Frings (1887-1978), que foi cardeal de Colônia.

Quando Joseph Ratzinger era professor de Teologia em Bonn, foi assessor do Arcebispado de Colônia durante o Concílio Vaticano II.

A Prefeitura de Marktl am Inn, um município bávaro de 2.700 habitantes, também tentou adquirir a casa de Bento XVI, mas não pôde comprá-la por falta de dinheiro.

A casa onde Ratzinger nasceu, em 16 de abril de 1927, e viveu em seus dois primeiros anos de vida, foi transformada em um centro de peregrinação e atração turística, desde que foi escolhido Papa.

A proprietária decidiu vender o edifício - construído em 1700 e mantido sob proteção - pouco depois da escolha de Ratzinger como Papa, porque estava cansada dos vários peregrinos que fotografavam a casa e perturbavam a tranqüilidade de sua família.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]