Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reinício do diálogo

Em vídeo, Obama envia mensagem de conciliação ao Irã no Ano Novo persa

Ele pediu que Teerã descarte ameaças para findar 30 anos de conflito. Iraquianos receberam bem a iniciativa, mas pediram "passos concretos"

Obama pretende encerrar o confronto que já dura 30 anos com a República Islâmica do Irã | The White House / Reuters
Obama pretende encerrar o confronto que já dura 30 anos com a República Islâmica do Irã (Foto: The White House / Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou nesta sexta-feira (20) uma mensagem de conciliação ao Irã e afirmou que, caso Teerã deixe de lado as ameaças, Washington pretende encerrar 30 anos de confronto.

A Casa Branca distribuiu o vídeo ao povo iraniano com legenda em persa. Nela o presidente americano pede aos dois países que superem as diferenças em prol da paz.

O vídeo foi distribuído por ocasião da festividade iraniana de Nouruz, ou Ano Novo, uma das mais populares do país e que é anterior ao surgimento do Islã.

"Nessa época de novos começos, eu gostaria de falar claramente aos líderes iranianos", declara o presidente americano.

"Contamos com sérias diferenças que aumentaram com o tempo. Meu governo está comprometido agora com uma diplomacia que aborde toda a gama de assuntos pendentes entre nós, e com a busca de laços construtivos entre EUA, Irã e a comunidade internacional", diz Obama na mensagem.

Um assessor do governo iraniano saudou a mensagem, mas disse que "palavras não bastam" e que a nação persa exige "passos concretos" vindos de Washington.

Em mensagem para o Ano Novo, o aiatolá Ali Khamenei não citou o discurso de Obama, mas disse que o Ocidente não poderá deter o progresso nuclear iraniano.

Advertência sobre ameaças

O presidente advertiu às autoridades iranianas, no entanto, que "as ameaças não farão o processo avançar". "Buscamos, por outro lado, um envolvimento que seja sincero e com base no respeito mútuo", afirmou.

Já durante a campanha eleitoral, Obama tinha expressado sua vontade de dialogar diretamente com países hostis aos EUA, entre eles o Irã.

A Casa Branca afirmou que o vídeo representa uma maneira do presidente americano falar diretamente ao povo iraniano sobre o desejo dos Estados Unidos de colaborar com seu país.

No entanto, a Casa Branca frisou que os EUA mantêm suas diferenças com o Irã, em particular no que diz respeito às ameaças de Teerã contra Israel e ao programa nuclear iraniano.

No final da tarde, a Casa Branca informou que os Estados Unidos têm outros projetos engatilhados para reiniciar o diálogo com o Irã. O porta-voz Robert Gibbs preferiu não dar detalhes à imprensa, por enquanto, das novas propostas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.