• Carregando...
Volodymyr Zelensky foi recebido em Varsóvia pelo presidente polonês, Andrzej Duda
Volodymyr Zelensky foi recebido em Varsóvia pelo presidente polonês, Andrzej Duda| Foto: EFE/EPA/Radek Pietruszka

Em visita a Varsóvia nesta quarta-feira (5), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu à Polônia pela sua ajuda na guerra contra a Rússia e disse que o país aliado pode ajudar a formar uma coalizão para fornecer aviões de combate a Kiev.

“Assim como sua liderança [polonesa] foi provada na coalizão de tanques, acredito que se manifestará na coalizão de aviões”, disse Zelensky em um discurso em Varsóvia, onde se encontrou com o presidente polonês, Andrzej Duda.

As declarações de Zelensky, reproduzidas pela agência Reuters, fazem referência a duas facetas da ajuda militar que o Ocidente e aliados estão fornecendo a Kiev na guerra contra os invasores russos. A primeira é a entrega de tanques, dos quais estima-se que 57 dos 293 prometidos já foram disponibilizados para as forças ucranianas.

A segunda é o envio de aviões de combate, que durante o primeiro ano da guerra foi um grande tabu dos países da OTAN na questão de que tipo de ajuda militar oferecer à Ucrânia. Por fim, em março a Polônia finalmente cedeu aos pedidos ucranianos e anunciou o envio de caças para as forças de Kiev.

Nesta quarta-feira, a Polônia anunciou que enviará mais dez caças MiG-29 além dos quatro que já forneceu. Após a decisão de Varsóvia, a Eslováquia também informou em março que enviaria caças para a Ucrânia.

Na visita à Polônia, Zelensky também comentou a situação em Bakhmut, cidade no leste ucraniano que desde o final do ano passado é o principal campo de batalha da guerra. Ele admitiu as dificuldades impostas pela forte ofensiva russa, mas alegou que a resistência ucraniana permanece. “Estamos em Bakhmut e o inimigo não a controla”, afirmou Zelensky.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]