• Carregando...

Uma embarcação carregando ativistas judeus de Israel, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido saiu em direção a Gaza neste domingo, esperando romper o bloqueio de Israel para entregar ajuda humanitária aos palestinos.

Um dos organizadores do grupo britânico "Judeus pela Justiça aos Palestinos", Richard Kuper, disse que um dos objetivos é mostrar que não são todos os judeus que apoiam as políticas de Israel em relação aos palestinos. Kuper acrescentou que o barco, que saiu do norte do Chipre com uma bandeira britânica, não fará resistência a uma eventual interceptação das autoridades israelenses. A viagem acontece quase quatro meses após homens do exército de Israel tomarem uma flotilha de ajuda humanitária que se dirigia a Gaza, deixando nove ativistas mortos.

O israelense Rami Elhanan, que está na embarcação e teve sua filha morta em um ataque suicida em um mercado em Jerusalém em 1997, disse ser sua "obrigação moral" dar apoio aos palestinos em Gaza, porque a reconciliação é com certeza o caminho para a paz. "Os 1,5 milhão de palestinos em Gaza são vítimas exatamente como eu sou", disse Elhanan.

Outros organizadores da viagem são o grupo "Judeus Europeus por uma Paz Justa" e o grupo sediado nos EUA "Voz judia pela Paz".

A embarcação catamarã de 10 metros chamada Irene, com um total de nove passageiros e tripulantes, saiu da República Turca do Chipre do Norte porque a República do Chipre, grega ao sul, impôs a suspensão em maio as embarcações com destino a Gaza, citando "interesses vitais".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]