• Carregando...
Jornal mexicano estampa a foto de Sean Penn e “El Chapo”: encontro é questionado por autoridades. | Alfredo Estrella/AFP
Jornal mexicano estampa a foto de Sean Penn e “El Chapo”: encontro é questionado por autoridades.| Foto: Alfredo Estrella/AFP

Um encontro em outubro entre o ator americano Sean Penn e o narcotraficante mais procurado do mundo Joaquín “El Chapo” Guzmán em uma região de selva mexicana ajudou as autoridades a recapturar o criminoso na sexta-feira (8) , afirmou uma fonte do governo do México.

Sem culpa

Questionado sobre um possível sentimento de culpa pelo alto índice de usuários de drogas no mundo, o narcotraficante “El Chapo” respondeu durante a conversa que isso não faz sentido. “O dia em que eu deixar de existir, o tráfico de drogas não vai diminuir”, disse, segundo texto publicado pela “Rolling Stone”.

A revista “Rolling Stone” publicou no sábado (9) detalhes do encontro, com direito a uma fotografia de 2 de outubro que mostra Penn apertando a mão do líder do cartel de Sinaloa. Penn escreveu um artigo no qual revela que o traficante, de 58 anos, deu um grande abraço quando eles se conheceram em uma região de selva. Também afirma que obteve sete horas de entrevistas na presença de “El Chapo” e por telefone sobre suas atividades criminosas.

“Eu forneço mais heroína, metanfetaminas, cocaína e maconha que qualquer um no mundo”, afirmou, entre doses de tequila, a Penn em uma surpreendente admissão sobre o tamanho de seus negócios ilegais. “Tenho uma frota de submarinos, aviões, caminhonetes e barcos”, declarou ao ator, graças à gestão da atriz mexicana Kate del Castillo.

Um funcionário do governo federal disse à AFP que as “autoridades mexicanas tinham conhecimento da reunião”, que ajudou na recaptura do narcotraficante.

A procuradora-geral mexicana Arely Gómez afirmou na sexta (8) que as autoridades localizaram o criminoso em parte por sua intenção de produzir um filme biográfico, que o levou a ter encontros com atrizes e produtores.

A “Rolling Stone” também divulgou um vídeo que mostra Guzmán sem bigode e no qual ele afirma que trafica drogas desde antes dos 15 anos porque, em sua cidade natal, La Tuna, “não havia oportunidades de trabalho”.

A fuga

“El Chapo” fugiu da penitenciária de Altiplano na madrugada de 11 de julho por um túnel que começava na área do chuveiro de sua cela, cavado durante meses, e com o comprimento de 1,5 km. Ele percorreu a distância em alguns minutos a bordo de uma motocicleta adaptada para trilhos.

Interrogatório

Agora, as autoridades mexicanas desejam interrogar Penn e a atriz Kate del Castillo sobre a reunião. “A informação é correta, claro, é para estabelecer responsabilidades”, diz uma fonte, sob anonimato.

Uma segunda fonte do governo disse que não está claro se os atores teriam cometido um crime. Um repórter pode entrevistar um suposto narcotraficante, mas “eles não são jornalistas”, diz a fonte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]