A Associação Latino-Americana para os Direitos Humanos pediu nesta sexta-feira (29) que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tome medidas para garantir um cenário de paz no país. O alerta foi feito após distúrbios originados por protestos, que acabaram em duas mortes e 30 feridos.

CARREGANDO :)

"A Comunidade Internacional deve exigir das autoridades públicas venezuelanas, e em particular de seu presidente, Hugo Chávez, a instauração de um cenário de paz, que garanta efetivamente os direitos de todos os venezuelanos e detenha a onda de violência desatada em Mérida, impedindo que esta se propague para o restante do país", afirmou um comunicado da entidade.

O documento repudia a violência em Mérida, onde houve as duas mortes, em manifestações contrárias e favoráveis a Chávez. O governo venezuelano retirou o sinal da emissora de TV a cabo RCTV, uma das razões dos protestos, além dos conflitos por causa do racionamento de energia e falta d'água.

Publicidade

A associação afirma que é responsabilidade das autoridades venezuelanas realizar uma exaustiva investigação dos fatos, apontando os culpados pelos crimes, que devem ser julgados. Pede ainda à administração venezuelana medidas concretas para reduzir o clima de tensão.

Veja também
  • Venezuela nega invasão de espaço aéreo da Colômbia
  • Chávez busca liderança com nova geração de aliados
  • Chávez critica EUA por reconhecer governo "ilegítimo" hondurenho
  • Conselho Sul-Americano de Defesa discute confiança e segurança regional no Equador