• Carregando...

O Observatório dos Direitos Humanos, uma organização não governamental, divulgou ontem seu relatório anual. Nele, a ONG acusa os EUA e Cuba de violação dos direitos humanos e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de abuso de poder.

O texto apresenta a situação dos direitos humanos em 14 países das Américas, incluindo o Brasil, no ano de 2012. Outros pontos destacados foram a impunidade na Colômbia e a onda de violência causada pelo tráfico no México.

No relatório, a ONG acusa o governo de Chávez de intimidar, censurar e punir os críticos e opositores. O relatório aponta que Chávez e seus partidários também abusam do poder sobre a Justiça, a imprensa e os defensores dos direitos humanos.

Outro ponto criticado em relação à Venezuela é o abuso de poder da polícia, que teria matado mais de 8 mil pessoas entre 2000 e 2009.

Em relação a Cuba, a ONG disse que o país é o único que reprime todas as formas de dissidência política e denunciou o uso de prisões arbitrárias, espancamentos, atos de repúdio, restrições de viagem e exílio forçado.

Outro país criticado pela violação de direitos humanos foram os EUA, por ainda usar a pena de morte, pela disparidade racial na emissão de sentenças de prisão, pelo número recorde de 396.906 deportados e os abusos na base de Guantánamo.

A entidade ainda critica a impunidade na Justiça da Colômbia, mas elogiou o reinício das negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, anunciadas em agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]