• Carregando...
Morte de Osama Bin Laden foi manchete em vários jornais em 3 de maio de 2011 | BRUNO FAHY/AFP
Morte de Osama Bin Laden foi manchete em vários jornais em 3 de maio de 2011| Foto: BRUNO FAHY/AFP

Alia Ghanem, mãe de Osama bin Laden, falou com a imprensa pela primeira vez em uma entrevista com o jornalista Martin Chulov, do jornal britânico The Guardian

“Minha vida foi muito difícil porque ele estava tão distante de mim”, lamentou ela. 

Com seus 70 e poucos anos, Ghanem lembrou com carinho dos primeiros anos do filho, que se tornaria o terrorista responsável pelos ataques que mataram quase três mil pessoas nos EUA há 17 anos. “Ele era uma criança muito boa e me amava muito”, disse. 

A família de bin Laden mora em Jeddah, na Arábia Saudita. A cidade onde o terrorista nasceu e se criou é clã da família há décadas. Eles ainda são uma das famílias mais ricas do reino. 

Ghanem concordou em conversar com Chulov em junho, após uma extensa negociação que envolveu a permissão do príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. 

Leia também: O desafio de vencer o terrorismo, a maior ameaça à democracia

Segundo o relato da mãe, Osama era um menino tímido que se tornou forte, determinado e devoto aos 20 e poucos anos, quando estudava economia na Universidade King Abdulaziz, em Jeddah, onde também se radicalizou. “Ele se tornou um homem diferente”, lembrou.

A mudança no comportamento ocorreu depois que Osama conheceu Abdullah Azzam, membro da Irmandade Muçulmana, que mais tarde foi exilado do país e se tornou o guia espiritual de Osama. Isso ocorreu por volta dos anos 1970. 

Leia mais: Os vídeos secretos de Bin Laden: gatinhos, filmes infantis e aulas de crochê

“Ele foi uma criança muito boa até conhecer algumas pessoas que praticamente fizeram lavagem cerebral em seus 20 e poucos anos. Você pode chamar isso de culto. Eles conseguiram dinheiro para a causa deles. Eu sempre dizia a ele para ficar longe deles, e eu nunca admitiria o que ele estava fazendo, porque ele me amava tanto”, disse Ghanem, que, segundo os irmãos mais novos de Osama, ainda vive em negação sobre o que seu filho mais velho foi capaz de fazer.

No relato à Chulov, ela também contou que tinha orgulho do filho antes de ele se tornar um jihadista e que não passava pela sua cabeça tal transformação em sua vida. Quando ficou sabendo da radicalização de Osama, ela alegou que ficou extremamente chateada. “Por que ele jogaria tudo para o alto daquela maneira?”. 

Leia também: Sete anos após morte de Osama bin Laden, guerra no Afeganistão parece não ter fim

A última vez que a família diz tê-lo visto foi em 1999, quando foram visitá-lo em sua base em Kandahar, no Afeganistão. 

De acordo com o Guardian, a relação da Arábia Saudita com a família Bin Laden é complicada, já que permanece influente, mas também é lembrança dos momentos mais sombrios no reino. Críticos da Arábia Saudita alegam que Osama tinha apoio do Estado, e as famílias de várias vítimas do 11 de setembro lançaram, sem sucesso, ações legais contra o reino. Quinze dos 19 sequestradores dos aviões usados no ataque eram da Arábia Saudita. 

Osama Bin Laden foi morto em 2011 por militares americanos no Paquistão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]