• Carregando...
George Mitchell (esquerda), enviado dos EUA, se encontrou com Avigdor Lieberman, Ministro das relações exteriores israelense. | Reuters
George Mitchell (esquerda), enviado dos EUA, se encontrou com Avigdor Lieberman, Ministro das relações exteriores israelense.| Foto: Reuters

O enviado especial do presidente norte-americano Barack Obama ao Oriente Médio buscava nesta quinta-feira um "relançamento" das conversações de paz entre israelenses e palestinos, mas o ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o objetivo de Washington de alcançar uma paz abrangente é uma ilusão.

Com o aumento das tensões entre muçulmanos e judeus por conta do acesso a locais sagrados em Jerusalém, a luta do presidente palestino, Mahmoud Abbas, para restaurar sua credibilidade e o grupo islâmico Hamas ganhando influência na Faixa de Gaza, as previsões para a viagem do enviado George Mitchell não eram boas.

"Somos determinados, perseverantes e reconhecemos as complexidades e as dificuldades", disse ele a repórteres antes da reunião com Ehud Barak, ministro da Defesa de Israel, em Tel Aviv.

"Continuamos comprometidos e confiantes que no final das contas uma paz abrangente será alcançada."

Retomar as conversas suspensas 10 meses atrás é essencial para um acordo envolvendo Israel e vizinhos como Síria e Líbano. Obama acredita que "não há alternativa" se a região deseja a paz, disse Mitchell.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, anunciou antes do encontro com Mitchell no início desta quinta-feira que diria ao enviado não haver chance de um acordo de paz durante muitos anos ainda.

"Há muitos conflitos no mundo que não chegaram a uma solução abrangente e as pessoas aprenderam a viver com isso", disse Lieberman.

"Quem quer que diga que é possível alcançar um acordo nos próximos anos simplesmente não entende a realidade", disse Lieberman. "Essa pessoa está espalhando ilusões e no final vai causar decepção."

Mas Barak expressou opinião diferente, dizendo a Mitchell que "chegou a hora de seguir adiante com determinação" e que uma paz abrangente no Oriente Médio não é um jogo de "zero a zero", mas um "empate" para todas as partes.

Autoridades dos EUA disseram que Mitchell, que se encontra com Abbas e Netanyahu na sexta-feira, voltaria em um clima de urgência, mas sem expectativa de avanços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]