Equador e Colômbia retomaram oficialmente suas relações diplomáticas nesta segunda-feira com a chegada de seus representantes comerciais, embora a designação do embaixador dependerá do cumprimento dos acordos assinados, disse um diplomata equatoriano

CARREGANDO :)

Ambos os países deram passos importantes no restabelecimento de suas relações no último mês. Em março de 2008, as nações sul-americanas romperam os laços depois de uma incursão do Exército colombiano no território equatoriano para destruir uma base da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Com minha chegada a Bogotá se produz o restabelecimento das relações com a Colômbia. O passo seguinte, a nomeação de embaixadores, se dará no momento em que o roteiro for cumprido em todos os seus pontos", disse o representante de negócios do Equador para a Colômbia, Andrés Terán.

Publicidade

O diplomata acrescentou que sua função será defender os interesses de Quito na Colômbia e trabalhar para continuar normalizando os laços formais entre ambos os países.

O representante colombiano também chegou ao Equador para assumir o seu posto.

O presidente equatoriano, Rafael Correa, fez um apelo a seu homólogo colombiano, Álvaro Uribe, para que proteja militarmente seu lado da fronteira binacional de cerca de 600 quilômetros.

"Pedimos ao governo colombiano, pedimos à irmã República da Colômbia que faça o respectivo esforço para cuidar de sua fronteira no sul", disse Correa durante um evento.

Veja também
  • Meta voluntária do Brasil é "difícil", diz representante do Banco Mundial
  • Sudão diz que tropas de paz devem deixar Darfur
  • Governo americano reafirma apoio às eleições em Honduras
  • Homem é preso em aeroporto com lagartos na pochete
Publicidade