• Carregando...
Um dos homens mais ricos a tentar chegar à Casa Branca, Romney pagou uma taxa efetiva de imposto de 13,9 por cento em 2010 sobre mais de 21 milhões de dólares de renda | REUTERS/Jim Young
Um dos homens mais ricos a tentar chegar à Casa Branca, Romney pagou uma taxa efetiva de imposto de 13,9 por cento em 2010 sobre mais de 21 milhões de dólares de renda| Foto: REUTERS/Jim Young

A equipe de campanha do presidente norte-americano, Barack Obama, atacou seu provável adversário republicano Mitt Romney nesta terça-feira (10) por não pagar a sua "parte justa" de impostos, antes de um discurso do presidente sobre por que milionários devem suportar uma carga tributária maior.

Obama, que tem feito da justiça fiscal uma parte essencial de sua campanha pela reeleição, viaja para a Flórida, onde pedirá apoio para a Regra Buffett, nomeada em homenagem ao investidor bilionário Warren Buffett. A regra determina que pessoas que ganham mais de 1 milhão de dólares por ano sejam tributadas a uma taxa mais elevada do que famílias de classe média.

Republicanos rejeitaram o discurso como um golpe político e se queixam de que o aumento dos impostos sobre os ricos não faria diferença na criação de empregos nem reduziria os preços da gasolina, que são as questões com que os cidadãos comuns se preocupam mais.

A mensagem de Obama é um golpe claro em Romney, o republicano rico favorito à indicação do partido para enfrentar o presidente na eleição de 6 de novembro, à medida que o presidente democrata tenta atrair eleitores da classe trabalhadora que serão necessários para ganhar um segundo mandato.

"Mitt Romney se opõe à Regra Buffett - ele acha que milionários e bilionários deveriam continuar pagando taxas de imposto mais baixas do que famílias de classe média. Na verdade, o próprio Romney não está pagando sua parte justa", disse a campanha de Obama em um comunicado.

Um dos homens mais ricos a tentar chegar à Casa Branca, Romney pagou uma taxa efetiva de imposto de 13,9 por cento em 2010 sobre mais de 21 milhões de dólares de renda. A campanha de Obama está ansiosa para pintá-lo como elitista e fora de contato com os norte-americanos comuns.

O discurso de Obama, em um momento vital da batalha eleitoral, ocorre antes de uma votação no Senado -controlado pelos democratas- sobre a Regra Buffett, em 16 de abril, um dia antes do prazo de entrega da declaração de imposto de renda.

Mesmo que seja aprovada no Senado, é improvável que a regra passe pela Câmara dos Deputados, que está nas mãos republicanas. Os republicanos se opõem à medida e afirmam que ela mostrou que seus adversários estavam tentando distrair os eleitores de seu fracasso em promover o crescimento ou reduzir o elevado desemprego.

"Este é mais um sinal de que eles estão sem ideias e simplesmente focados em votos pelo aumento de impostos", disse Mitch McConnell, o líder republicano no Senado.

Um relatório da Casa Branca divulgado mais cedo nesta terça-feira apontou que os impostos sobre os mais ricos dos EUA caíram acentuadamente desde 1995.

A Casa Branca calculou que as 400 famílias de renda mais elevada no país, todas ganhando mais de 110 milhões de dólares anuais, pagaram uma média de 18,1 por cento de sua renda em impostos federais em 2007, bem abaixo dos 29,9 por cento que essas famílias pagaram em 1995.

A Regra Buffett garantiria que as famílias com renda de mais de 1 milhão de dólares paguem pelo menos 30 por cento em impostos. Muitas famílias ricas pagam uma taxa menor porque grande parte de sua renda vem de dividendos, que atualmente são tributados a uma taxa de 15 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]