• Carregando...
O ex-líder catalão Carles Puigdemont  durante um discurso na Universidade de Copenhague, em 22 de janeiro de 2018 | JONATHAN NACKSTRAND/AFP
O ex-líder catalão Carles Puigdemont durante um discurso na Universidade de Copenhague, em 22 de janeiro de 2018| Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP

O governo da Espanha está buscando aconselhamento jurídico para impedir a candidatura proposta do presidente deposto da Catalunha, Carles Puigdmenton, que pretende liderar um novo governo na região.  

Leia também: Presidente destituído da Catalunha diz que pode governar a região mesmo estando na Bélgica

A vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Saenz de Santamaria, disse nesta quinta-feira (25) que o governo espanhol solicitou ao Conselho de Estado consultivo sua opinião sobre se esse desafio poderia ser apresentado perante o Tribunal Constitucional. Se o conselho concordar, a tentativa de impedir Puigdemont poderia ser apresentada já nesta sexta-feira (26).

Saenz de Santamaria também afirmou que o status legal de Puigdemont não permite que ele compareça pessoalmente em solo espanhol. O líder catalão é procurado na Espanha com acusações de rebelião como parte de uma acusação na esteira da declaração de independência do Parlamento catalão em 27 de outubro.

Com informações da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]